Município:
Andradas
Estado:
MG
Tenho intenção de renovar uma área de cafezal velho de 2ha no próximo ano e gostaria de saber mais sobre essas variedades (asa branca), como, produtividade, longevidade da lavoura,quais suas resistências, se responde bem a poda (decote, esqueletamento,recepa) e se ela e indicada na minha região (propriedade com uma altitude de aproximadamente 915m, solo arenoso e topografia levemente ondulada).
Senhor Joao Paulo de Oliveira
As variedades Acauã, Acauã Novo e Asabranca tem origem no mesmo material genético, que é o Acauã original, que foi obtido por técnicos do ex-IBC, no Paraná, pelo cruzamento do Mundo Novo com o Sarchimor, visando associar vigor, produtividade, porte baixo e resistência à ferrugem.
O Acauã novo foi selecionado no Procafé em Varginha, em campo de Acauã, onde apareceu uma planta com broto verde, diferentemente das demais, de broto bronze, portanto devendo tratar-se de um híbrido natural. Esta planta apresentava as características de produtividade e resistência do Acauã, porem seus frutos possuem sementes chatas em alto percentual, enquanto o Acauã comum pode apresentar cerca de 20% de sementes moca.
O Asabranca, igualmente deve tratar-se de um híbrido natural, pois apresenta plantas de broto bronze e verde, tendo origem em seleção de Acauã cv 65, feita em Coromandel-MG. Apresenta maturação mais uniforme, alta produtividade e vigor, com sementes de boa qualidade.
Como temos ensaios, com estes materiais, em várias regiões, de diferentes altitudes, inclusive com altitudes na mesma faixa de sua propriedade em Andradas, e pelos bons resultados que vimos obtendo, não temos duvida que os materiais podem se adaptar bem aí. Nestas seleções de Acauá temos verificado, até o momento, imunidade à ferrugem, resistência ao nematóide exigua, tolerância à seca, bom vigor e boa resposta a podas, inclusive o Acauã, por sua copa compacta, formada por ramos produtivos muito bifurcados, deve ser esqueletado com maior frequência. Matiello, Saulo, Mauricio, Carlos e Iran.