Município: Sacramento
Estado: MG
Este ano, durante o benefício de nosso primeiro lote, obtivemos a renda de 18,6 kg de café por cada alqueire de 34 kg de café em coco, enquanto no ano passado nossa renda foi de 16,5 kg. Porque esta variação e o que podemos fazer para sempre obter uma renda como a deste ano.
Senhor Ivan, diz que este ano, durante o benefício do seu primeiro lote de café, obteve renda de 18,6 kg de café em grãos, por cada alqueire de 34 kg de café em coco, enquanto no ano passado a renda foi de 16,5 kg. Pergunta o por que dessa variação e o que pode ser feito para sempre obter uma renda como a deste ano.
Nós atendemos dizendo que a renda normal do café arábica é de cerca de 50% em peso, ou seja deveria obter pelos 34 kg cerca de 17 kg ou pouco mais como nesse ano. Dito isso, vamos ao que pode influir. São 2 fatores principais, a água e a comida, ou seja, o bom suprimento de água e de nutrientes pra que os grãos se formem bem, sem chochamento ou má granação. Alem disso, deve cuidar do controle de pragas/doenças, pra evitar a desfolha, que vai garantir a reserva para o enchimento dos grãos. No caso de doenças deve efetuar um bom controle da cercosporiose, que ataca diretamente os frutos, podendo causar a má formação dos grãos. No caso das pragas o controle da broca influi diretamente, pois o inseto pode destruir parte do grão dentro do fruto. Como, com certeza, vem cuidando bem dos tratos, o diferencial que obteve, quase com certeza, se deve ao fator climático. Neste último ano foi menos quente e mais chuvoso, no período de granação dos frutos, que se inicia a partir de 90 dias pós-florada. Matiello