Município: Patos de Minas
Estado: MG
Fizemos a implantação de uma lavoura no último ano (2014) e essa lavoura, com cerca de 1 anovem apresentando anomalias, com algumas características de fitoxidez, porem ela não levou nenhum produto para apresentar alguma fito, principalmente porque as anomalias apresentam em reboleiras, acho que pode ser alguma mancha de solo com alto índice de umidade , associo também ao um acumulo de matéria orgânica no sulco. Mando fotos para melhor esclarecer o fato.
Senhor Eli,
Pelas fotos encaminhadas, pode-se, de inicio, descartar a hipótese de umidade do solo, pois esta leva ao amarelecimento das plantas e este sintoma não aparece nas fotos.
Sobrariam outras 2 possíveis . Ou se trata de uma toxidez de herbicida, caso tenha sido usado na área, creio que o mais provável, pois os sintomas se manifestam mais certas partes da planta e outras ficam normais. Com relação à matéria orgânica poderia ser caso esse material tenha recebido herbicidas no seu cultivo. Outra hipótese poderia ser pela toxidez de zinco, porem, neste caso, só é possível concluir se ao examinar o sistema radicular este se apresentar muito atrofiado.
A maior possibilidade é a causa pela toxidez por herbicida, podendo ser glifosato, 2-4-D ou outro. Matiello e Saulo