Semeei o café em bandejas, em substrato de artificial, composto por material de casca de eucalipto e turfa. As semente, umas nasceram e outras não, algumas secaram. preciso saber como regular a altura dos aspersores, a temperatura e a molhação ideais.
Foto ilustrativa de desenvolvimento das sementes
01 – Sementes Germinada
· Radícula emerge e rompe a camada externa do endosperma, que ocorre aproximadamente aos sete dias. Essas sementes estão com mais de 50 dias de semeadas, porque estão germinando agora?
· Existe no viveiro plântulas em estádios mais avançados de germinação, com emissão do primeiro par de folhas, porem em pequena proporção.
02 – Sementes desidratadas
· Sementes que perderam sua viabilidade devido a desidratação. Quais os fatores causam esse dano? Como podem ser controlados?
03 – Sementes sem evidencia de hidratação
· Sementes com aspecto seco, como se não houvessem passado nem pelo processo de hidratação, evidenciando a desuniformidade da irrigação.
04 – Sementes hidratadas
· Sementes apresentam turgidez e sem rugas.
05 – Sementes com excesso de umidade
· Apodrecimento da semente.
Ivo, em relação ao conjunto de problemas, acho que o calor não foi o responsável pela falta de germinação das sementes de café nas bandejas, pois, havendo água o calor não atrapalha. Quanto aos locais onde não houve uma boa molhação, este é um fator que acaba desidratando e matando a semente. O excesso de umidade também chega a apodrecer as sementes. Voces devem regularizar a irrigação através da observação no momento em que o sistema de aspersão do viveiro estiver ligado. A altura e a distribuição dos aspersores devem resultar numa irrigação uniforme, sem falta ou excesso de água.
Havendo desuniformidade na germinação, na medida em que as mudas atingirem 2 pares de folhas ou pouco mais, quando o torrão já sair das células, com as raízes da muda envolvendo o mesmo, vocês devem fazer uma seleção, juntando as mudas em bandejas, aquelas que estiverem com tamanho uniforme. Poderiam, já, separar áreas onde a germinação foi pequena e nelas ir transplantando as mudinhas, em palito, oriundas do germinador de areia, para as bandejas. Matiello