Município:
Espera Feliz
Estado:
MG
Queria entrar mais afundo no assunto, pois andei sabendo que mudas feitas em biorreatores por imersão tem até 30% a mais de produtividade. E se a muda feita da semente dessas plantas de biorreatores tem a mesma gênesis do que a planta mãe. Obrigado!
Senhor Ramon Vieira Gomes
A reprodução vegetativa, ou seja, a clonagem, em si, não proporciona maior produtividade. Ela resulta em maior uniformidade entre plantas. Ocorre que, em variedades de café arabica, em gerações avançadas, a clonagem não apresenta vantagens, pois, as variedades foram obtidas por auto-fecundação, em diversas gerações, que, assim, mesmo reproduzidas por sementes, resultam em populações de plantas com boa uniformidade também.
A clonagem é importante para plantas híbridas com características superiores, as quais, sem a clonagem, poderiam não transmitir essas características às filhas. No caso específico da embriogenise somática em meio líquido, as pesquisas rtem mostrado que ocorre boa reprodutibilidade das plantas, mesmo sendo oriundas de embriôes a partir do tecido foliar.
A restrição à embriogenese está no custo alto das mudas, só se justificando para a reprodução de plantas híbridas, realmente com excepcionais características. Matiello e Carlos