Município: Carmo do Paranaiba
Estado: MG
Após um veranico de 25 dias estamos nos deparando com um grande secamento e queda de chumbinhos em fase de expanção, as condições climaticas não vem sendo favoraveis a proliferação de doenças. Surge a duvida quanto ser uma questão fisiologica ou sanitaria.
Aqui no Alto Paranaiba, mais especificamente em Carmo do Paranaiba tivemos floradas muito tardias (01/11), agora apos um veranico de 25 dias e um acumulado de 60 mm de chuva em 4 dias estamos observando grande secamento e queda de chumbinhos. As condições climáticas não vem sendo favoraveis a proliferação de phoma ou outra doença que possa causar essa grande perda na produção. Contamos com o apoio de vocês para repassar uma informação consistente aos nossos cafeicultores. Abraços.
Senhor Adriano,
De fato podem existir 2 tipos de causas para a queda e mumificação de frutos. No entanto, como cita, as condições climáticas não tem favorecido o desenvolvimento das doenças fungicas, pela seca e calor. Por outro lado, agora é o período normal de queda de chumbinhos ligada à insuficiência de reservas para o seu crescimento. Esta queda rem sido demonstrada, em maior escala, em lavouras que floresceram mais desfolhadas, em lavouras com carga alta e em cafeeiros com diferentes floradas, quando os frutos maiores são o dreno para as reservas, ficando os menores debilitados e, assim, acabam caindo. Matiello