Município: Taiobeiras
Estado: MG
O nosso café foi atingido por granizo em Julho/2014, as folhas rasgadas pelo granizo, boa parte delas não cairam enquanto que as minas por bicho mineiro caem muito rapido, o que justifica... As lesões tem comportamento diferente?
Senhor Eldenir Ferreira de Sena
Foi muito boa a sua observação, pois nos dá oportunidade de mostrar os efeitos de desfolha, por pragas e doenças.
O que derruba as folhas é a produção de etileno, um hormônio que é o mesmo que amadurece os frutos. O etileno é produzido em maior escala pelos tecidos em apodrecimento. Por isso é que as folhas atacadas pelo Bicho Mineiro, que possuem maior área necrosada ou apodrecida , nas minas, acelera a derrubada das folhas.
No caso da chuva de granizo as rasgaduras e ferimentos saram e fica pouca área apodrecida nas folhas, a menos que, em tempo frio e úmido, em zonas de maior altitude, entrem doenças, como Pseudomonas e Phomas, estas, causando necrose nos tecidos, vão acelerar a derrubada das folhas, à semelhança do bicho mineiro.
Dentre as pragas e doenças o Bicho mineiro é a que provoca a desfolha mais rápida, seguida da cercosporiose, também rápida, depois a Phoma, e, por último, com desfolha mais lenta, vem a ferrugem.