Município:
Rio Paranaíba
Estado:
MG
Boa noite! Possuo uma área de 39 ha plantada recentemente (40 dias), um técnico de minha região me recomendou uma lista de produtos para nutrição e controle de doenças, e outros, são esses: Priori Xtra (200 ml/ha), Aminoácido (1 L/ha), Kasumin (2 L/ha), P 51 (1,5 L/Ha), Nomolt (250ml/Ha). A regulagem do tanque Arbus de 400 L que tenho foi feita para 50 L/Ha resultando assim em 8 ha feitas por tanque. Gostaria de saber a quantidade de cada produto a ser colocada no tanque que seria a dose x 8 não concentraria grandes quantidades de produtos no tanque visto que seriam colocadas em cada tanque (Abastecimento) 1,6 L de Priori, 8 L Aminoácido, 16 L de Kasumin, 12 L de P51, 2 L de Nomolt. Esse tanto de produto sendo colocado de uma vez no tanque concentra demais ou a conta é essa mesma? (A dosagem de todos os produtos foi dada em L/Ha)
Senhor Wagner,
Voce diz que um técnico de sua região recomendou uma lista de produtos para nutrição e controle de doenças, e outros, são esses: Priori Xtra (200 ml/ha), Aminoácido (1 L/ha), Kasumin (2 L/ha), P 51 (1,5 L/Ha), Nomolt (250ml/Ha). A regulagem do tanque Arbus de 400 L que tenho foi feita para 50 L/Ha resultando assim em 8 ha feitas por tanque. Gostaria de saber a quantidade de cada produto a ser colocada no tanque que seria a dose vezes 8 . Indaga se não concentraria grandes quantidades de produtos no tanque visto que seriam colocadas em cada tanque 1,6 L de Priori, 8 L Aminoácido, 16 L de Kasumin, 12 L de P51, 2 L de Nomolt. Esse tanto de produto sendo colocado de uma vez no tanque concentra demais ou a conta é essa mesma? (A dosagem de todos os produtos foi dada em L/Ha).
Nós respondemos que a concentração da calda fica, realmente, muito elevada. Somando tudo fica 39,6 litros em 400 litros, ou cerca de 10% de concentração na calda. Sabe-se que quanto mais concentrada a calda menor será sua capacidade de ser absorvida pelas folhas. Alem disso, como notou, com sabedoria, existem muitos produtos mal colocados, alguns sem necessidade. O Priori está inadequado, pois ele é indicado, principalmente para ferrugem, que não ocorre nos primeiros meses do pós-plantio. Caso fosse pra ferrugem ou cercosporiose sua dose deveria ser mais elevada, cerca de 0,75 litros por ha. O P 51 creio que seja pra suprir o fósforo, este você já usou no sulco de plantio. O Nomolt é pra BM e você precisa ver se existe uma mínima infestação antes de usa-lo. O Kasumin é pra mancha aureolada, este devendo ser preventivo, mas desde que tenha aparecido algo ou condições de umidade/vento/temperatura favoráveis. Mesmo assim seria indicado associá-la a um produto cúprico, este seria incompatível com o fósforo.
Deste modo, alem deles terem menor capacidade de serem absorvidos, mesmo que não queimem as folhas, existe o aspecto econômico, muita coisa, sem necessidade, encarece.
Finalmente, veja que a recomendação, nesse caso, seria uma dose adequada, somente dos produtos necessários, colocando a dose, indicada por hectare, em 400 litros d´agua e, assim, a calda teria a concentração adequada. O fato de gastar mais ou menos calda por ha vai depender, logicamente, da idade das plantas, e de sua área foliar. No seu caso, onde os cafeeiros são ainda jovens e gastaria apenas 50 l de calda por ha, as doses efetivamente usadas por ha seriam as doses de uma lavoura adulta divididas por 8. Matiello