Município:
Perdões
Estado:
MG
começou a mais ou menos 8 dias, e o ataque está aumentando, começa nas folhas novinhas e chega até o tronco onde morre as folhas e varas. Em alguns pés está murchando totalmente, parece que vai morre e aumenta a cada dia! O clima está chuvoso e a lavoura tem 6 anos de idade. As plantas sem ataque tem muito bom vigor. As folhas atacadas apenas escurecem não tem manchas o que dificulta a identificação.
Senhor José,
É difícil dizer, com certeza, do que se trata o seu problema de morte de ramos do cafeeiro. Precisávamos ver localmente ou, ao menos, ter umas fotos. No entanto, vamos indicar as prováveis causas, através dos sintomas que descreve.
Doença, quase certamente, não é, pois as enfermidades normais do cafeeiro, que atacam a folhagem ou a ramagem, também provocam lesões nas folhas e ramos. Também descartamos essa possibilidade, pois o senhor diz que o problema está evoluindo muito rápido e relata, ainda, que algumas plantas ficam completamente murchas e depois morrem.
Não sendo doença, restam as causas de ordem física e química. Com isso, indicamos que pode ser efeito de raio ou faísca elétrica, nesse caso a morte do ponteiro das plantas ou, mesmo, da planta toda, ocorre na forma de reboleiras, ou seja, em uma mancha da lavoura, onde no centro dela caiu o raio, diminuindo o efeito de dentro pra fora. A outra possibilidade seria uma aplicação de adubo em alta dose, havendo a morte por excesso de sais.
Para se certificar se foi raio, veja, a principio, se houve chuva com descarga elétrica nesses últimos dias. Segundo, veja se a morte está ocorrendo na forma de um círculo. Terceiro, veja, ao cortar o tronco, com canivete, se abaixo da casca, ainda verde, existe uma camada escura.
Uma hipótese, pouco provável, seria a ocorrência da roseliniose que mata a planta de baixo em cima. Esta estaria combinada com a presença de tocos
junto à área onde está ocorrendo a morte. Matiello