Município:
Campos Altos
Estado:
MG
Sou cafeicultor na região de Campos Altos e estamos tendo um ataque generalizado de lagartas, principalmente a Mede-Palmo. Não encontrei um consenso em relação ao nível de controle dessa praga, portanto gostaria de saber a opinião da fundação sobre o assunto.
Senhor João, diz ser cafeicultor na região de Campos Altos e está tendo um ataque generalizado de lagartas, principalmente a Mede-Palmo. Não encontrou um consenso em relação ao nível de controle dessa praga, portanto gostaria de saber a opinião da Fundação sobre o assunto.
Nós, igualmente, não temos nenhum estudo, que indique o nível de dano econômico, para lagartas. O controle se baseia em observação prática, verificando tanto o dano direto, pela redução na folhagem, como pelo indireto, nesse caso abrindo porta para doenças. O surto de lagartas tem aumentado, provavelmente, pelo uso de inseticidas que desequilibram a praga, através da destruição dos seus inimigos naturais. Nesse caso, um dos produtos que tende a desequilibrar é o inseticida à base de Clorpirifós, usado, em altas doses, para a broca do fruto.
Para o controle são indicados os mesmos produtos usados, na via foliar, para o BM, como o Altacor, Benevia, Tracer, Piretróides e, ainda, embora sem registro, o Lanate.