Município:
Jaboticabal
Estado:
SP
Gostaria de saber o quanto a permanência dos frutos na lavoura de uma colheita para a outra influência na pressão de broca do ano seguinte. Temos o café remanescente nos pés e do solo, ha alguma diferença entre eles quanto a pressão de broca?
Senhor Felipe,
Muito boa a sua pergunta, sobre a qual não sabemos tudo e, por isso, nossa resposta vai com nosso conhecimento parcial, obtido pela pesquisa e, como vai ver, mais pesquisas precisam ser realizadas para elucidar bem o problema.
Vamos lá. Os resultados disponíveis sobre a infestação de broca em frutos remanescentes da colheita, na planta ou no chão, mostram que partindo de uma pequena infestação inicial dos frutos deixados pra traz, observou-se que, após 60 dias,os frutos deixados na planta apresentavam 100% de infestação e com 2-3 furos por fruto. Já, os sadios colocados no chão, sob a planta, registraram uma infestação menor de 33% de frutos brocados e com pequeno numero de brocas em seu interior. Deste modo, fica provado que as brocas preferem infestar frutos remanescentes na planta.
Falta esclarecer como a broca sobrevive nos frutos do chão até a próxima colheita. Sabe-se que existem fungos entomo-patogenicos, como a Boveria e o Metharizium que atacam a broca. Quase certamente, as condições de sombra e de umidade junto ao solo, sob as plantas, devem favorecer mais o ataque destes fungos. Outra coisa é que os frutos do chão acabam apodrecendo ou germinando, assim reduzindo, mais rapidamente, a fonte de alimento para a broca. Em sentido contrário a esse raciocínio, existe a ideia de que a umidade mantém os grãos mais fáceis de serem consumidos pela broca, pois sabemos que quando muito secos a broca não é capaz de alimentar-se deles.
Também, existem estudos mostrando que a broca entra em diapausa, ou seja, fica paralisada, sem comer e, mesmo assim, permanece viva, “re-vivendo” em período favorável.
Em conclusão pode-se dizer que os frutos que ficam na planta são mais importantes para manter a população da broca. Tudo indica que, em condições onde os frutos do chão apodrecem ou germinam mais rapidamente, como nos projetos atuais de irrigação de cafeeiros, a população remanescente da broca fica bastante reduzida.Matiello