Município: Campo Belo
Estado: MG
Caro Matielo, tem-se notado uma grande infestação de Cordas de Viola e outros 'cipós'' nas lavouras de café, o que seria um tratamento interessante para esta infestação? Ja testei Clorimurom e não obtive sucesso.
Usamos casca de cafe nas lavouras, talvez a carbonização da mesma seria um manejo eficiente?
Senhor Helton,
O manejo da erva corda de viola, de fato vem sendo problemático, desde que quase não se usa mais o repasse por capina manual, tendo em vista o custo e a falta de mão de obra.
Com o uso somente de maquinário no controle do mato, seja por processos químicos ou mecânicos, as ervas trepadeiras escapam pois nascem dentro da linha de cafeeiros.
A 1ª alternativa para diminuir a infestação de corda de viola é fazer uma aplicação de herbicidas mais cedo, quando ainda está nova, prevenindo, assim, sua subida nos cafeeiros. A 2ª alternativa é a solda de uma pequena haste nas laterais da roçadeira, para que ela, passando mais junto às linhas de cafeeiros acabe arrancando boa parte das plantas trepadeiras. Finalmente, a última alternativa é colocar pessoal retirando, com enxada, as ervas que escaparam.
Quanto aos herbicidas os mais específicos contra folhas largas, em mistura com glifosato acabam controlando, especialmente quando as plantas daninhas estiverem mais jovens, citando-se o 2,4-D, o Flumizin e o Ally.
A sua sugestão de não colocar a palha de café in natura, mas sim queimada, visando eliminar sementes da corda de viola, não parece a ideal, pois, assim, você estará também queimando o nitrogênio e o enxofre que a palha contem, nutrientes valiosos para o cafeeiro. Matiello