Município:
JACUTINGA
Estado:
MG
Bom dia, encontrei em uma visita que fiz plantas de café morrendo, quebrei um tronco e estava cheio de tuneis, em outro tinha uma serragem em bolinhas presas numa teia de aranha, o produtor usa sempre verdadero na lavoura, o que pode ser usado para controlar essa praga?
Senhor Antônio
O tipo de praga que o senhor mostra, atacando as hastes de cafeeiros, é desconhecida, nunca tendo sido relatada. Pela foto que enviou, parece tratar-se de uma larva de um lepidóptero, ou seja, o inseto adulto deve ser uma borboleta ou mariposa. O que temos parecido é a lagarta das rosetas, que perfura frutos verdes e a broca dos troncos, esta um pequeno besourinho, muito parecido com a broca dos frutos de café, porem esta só ocorre em cafeeiros robusta. Para podermos ter segurança na recomendação precisávamos classificar a praga e, para isso, necessitamos do inseto adulto. A lagarta, cuja foto enviou, tem um aspecto parecido com a Helicoverpa, uma praga muito grave em várias culturas, que foi, eventualmente, constatada atacando cafeeiros no Oeste da Bahia, mas que estava associada a uma plantação de soja próxima, porem logo ela desapareceu do cafezal.
No controle, tratando-se de lepidóptero, os produtos inseticidas piretróides seriam os ideais, devendo, sempre, ser associados com acaricidas, ainda mais que o produtor usa o verdadeiro, pois pode haver desequilíbrio para ácaros. Outra indicação seria auxiliar o controle cortando e eliminando as hastes com as brocas, pois, como as lagartas estão dentro dos ramos seria difícil atingi-las com a calda inseticida pulverizada. Caso o ataque persista, temos interesse em visitar o local, para tentar identificar melhor a praga. Assim, nos avise. Matiello