Município:
Lavras
Estado:
MG
O ataque ocorre, em 50% do talhão, já fiz pulverização com fungicida cantus, e não adiantou. O curioso é que este ataque, vai e volta. E as plantas atacadas, em sua maioria tem as folhas bem pequenas,com internódios extremamente curtos, já fiz análise foliar e o teor estava médio! O que posso fazer para normalizar o crescimento da lavoura?
Senhor Luan,
Tudo indica tratar-se, mesmo, de mancha aureolada. No caso da foto, a seca está associada a lesões que a doença provocou no caule da planta, em sua parte mais nova, no topo, levando à secagem dos ramos da parte acima da área atacada. O fato do problema ora aparecer ora sumirir e vir, como disse, se deve a que a doença é muito ligada às condições de umidade e frio. Assim, em períodos de chuva continuada a doença ataca e quando o tempo fica seco e mais quente esse ataque diminui.
Vemos que, pela foto, a sua variedade plantada parece ser o Topázio, ou um Mundo Novo, pelos brotos bronze, das folhas novas. Estas duas variedades são mais susceptíveis à mancha aureolada. Neste caso, o uso do fungicida que está aplicando não resulta mesmo. Ele é eficiente quando a doença é a Phoma/Ascochyta. A mancha aureolada é uma bacteriose e dos produtos no mercado, apenas aqueles fungicidas à base de cobre possuem, também, ação bactericida. Para normalizar o crescimento da lavoura basta fazer a adubação correta e manter o controle da doença com fungicida cúprico. Caso seja um topo de morro, em área muito batida pelo vento, pode instalar umas barreiras quebra ventos. Matiello