Município: Campestre
Estado: MG
As mudas estão sentindo muito com o sol, estão ressecando as folhas, como se fosse cercosperose, peço que isso tenha ocorrido pelo fato de ter aguado as mudas em pleno o sol quente um pouco antes de plantar, as folhas mais velhas sofreram serio danos mais a guia esta emergindo normalmente, as mudas estão pequena(3pares de folha); as caixas que não foram molhadas estão perfeitas condição sem danos.
Senhor João,
Em sua exposição o senhor diz que as mudas estão sentindo muito com o sol, estão ressecando as folhas, como se fosse cercosporiose. Acha que isso tenha ocorrido pelo fato de ter aguado as mudas em pleno sol quente um pouco antes de plantar. As folhas mais velhas sofreram serios danos mais a guia esta emergindo normalmente, as mudas estão pequenas (3pares de folha); as caixas que não foram molhadas estão perfeitas, em condição sem danos.
Nós respondemos que a maneira de evitar as queimaduras em folhas de mudas é através da aclimatação das mudas no viveiro, mediante o raleamento progressivo da cobertura do viveiro, de forma que as mudas já chegam ao campo suportando o sol. As mudas aclimatadas ficam com folhas mais coriáceas e amareladas e não verdes e moles como aquelas sem a aclimatação. Outra maneira é a aplicação de um produto que amadureça os tecidos da folhagem, reduzindo o crescimento da parte aérea e aumentando as raízes. Neste caso seria o Triadimenol, contido no produto comercial Premier Plus. Ele deve ser regado, diluído em água, sendo usado à razão de 1,5 ml cada 100 mudas. Com a aclimatação ou a aplicação do produto, depois levando as mudas ao campo, após cerca de 1 mês, não haverá a queima de folhas.
Agora, no campo, a solução é continuar molhando as plantas e adubando com nitrogênio, como disse, pois as mudas, mesmo com as folhas queimadas estão com o broto terminal crescendo, e, assim, as mudas emitirão novas folhas. Caso algumas, mais fracas, cheguem a morrer o ideal seria fazer, o quanto antes, o replantio. Matiello