Sou cafeicultor na Alta Mogiana. Eu conheço os níveis relativos de nutrientes necessarios. Porém eu gostaria de saber os níveis absolutos. Ex: a relação Ca/Mg deve ser 3. mas qual o nível min e max de Ca? Pq 9/3 = 30/10.
Gostaria de saber nível mínimo e máximo para os elementos S, Mg, Ca, K, Fé, Al, Mo, Zn, B, P, CTC (nos diferentes solos: arenoso, vermelho e branco), V%, Cu, matéria orgânica. Pergunto pq tem diferença entre níveis relaticos e níveis absolutos. Pode ser que na proporção esteja bom, mas não no nível absoluto. Por favor, se puderem me ajudar será de grande valia. Tenho algumas lavouras que estão certas na proporção, mas acredito que desbalanceadas no nível. E estão abortando. Acho que este seja um possível motivo. Gostaria de corrigi-lo. Obrigado
Prezado senhor Elder
Encaminhamos o quadro básico dos níveis(absolutos e relativos) de fertilidade do solo, constante no nosso livro- Cultura do Café no Brasil - Manual de Recomendações. Estes valores têm sido usados por nós com bons resultados. Quando o solo da lavoura se encontra nos níveis da faixa “adequado” certamente os cafeeiros tem potencial para produzir bem, a menos que fatores como falta de água, sistema radicular deficiente, pragas de solo etc influenciem negativamente na absorção dos nutrientes disponíveis.
Não temos referências para tipos de solos, com mais ou menos argila, no entanto, considerando que neles varia a CTC (capacidade de troca catiônica), ou seja, se o solo é capaz de reter mais ou menos as bases, um solo com CTC mais baixa, como ocorre com os arenosos, precisaria ter um teor relativo maior para compensar. Ocorre que, se o solo não consegue reter não adianta nada aplicar. Assim, com bom senso podemos dizer que o índice relativo (% de saturação de Ca, Mg e K) é bastante válido para solos normais usados para café, os quais possuem entre 7-10 de CTC.
Os nutrientes mais importantes para o pegamento da florada são o Cálcio e o Boro. Esses, além do equilíbrio tem que ser mantidos no solo em níveis próximos a 3-5 Cmolc/dm3 para o cálcio e próximo a 1-2 mg/dm3 para o Boro. Isso para solos com CTC potencial (T) variando de 6 a 10 Cmolc/dm3.
No seu caso você diz que as proporções de Ca e Mg estão boas, mas verifique o balanço delas com o K, pois é comum o desequilíbrio, especialmente de pouco Mg em relação a muito K. Seria importante que tivéssemos em mãos os resultadas de sua análise de solo, aí podendo ajudar melhor.
A sua suspeita de que o abortamento esteja vinculado a deficiências nutricionais pode ser confirmada, ou não, comparando os níveis encontrados em sua análise de solo em relação aos níveis aqui colocados como adequados. Veja que o pegamento da florada está muito ligado ao enfolhamento das plantas na época da floração. O normal é uma proporção de 100 flores para 50-60 frutos, ou seja pegamento de 50-60%. Analise todos os fatores que podem estar levando a maiores desfolhas das lavouras.(Matiello e Allysson).