Município:
S. Gotardo
Estado:
MG
Fiz análise de raiz da planta com sintoma e de planta normal. Também fiz analise do solo no sulco de plantio da planta com sintoma e da planta sem sintoma. Nas análise das RAIZES deu 61 ppm de Zn na planta com sintoma e 12 ppm na planta sem sintoma. E no SOLO deu 5,7 ppm de Zn na planta com sintoma e 0,4 ppm de Zn na planta sem sintoma. Podemos afirmar, a partir desses níveis, que o Zn está causando problema?
Sr Ademar
Tudo indica que sim trata-se de toxidez de zinco. Certeza absoluta não se tem, mas, conforme a comparação que fez, tanto dos níveis encontrados na análise de raiz, como na análise de solo junto às plantas, com e sem problemas, o diferencial dos teòres encontrados, nas 2 situações, leva a concluir-se no sentido de toxidez.
A foto encaminhada, aqui incluida, já permite observar o inicio dos sintomas, com poucas e pequenas raizes secundárias e a principal engrossada, com dificuldades de desenvolvimento. Talvez estes sintomas evoluam mais, com as raizes secundárias ficando pequenas, atrofiadas, formando uma espécie de tufo, o que seria o sintoma mais típico.
A solução seria aplicar matéria orgânica, ou calcário calcinado. A M.O ajuda a imobilizar o zinco e o calcário calcinado elevando rápidamente o pH, vai tornar o zinco menos disponível às plantas. Matiello