Município: Jacutinga
Estado: MG
Fiz uma análise foliar para um cliente, o Mn está alto, 1470,55 mg/kg, com sintomas de deficiencia de Fe, qual seria a tomada de decisão nesse caso?
Conversando com ele, em novembro, foi feita uma aplicação de roundup com o mato alto, a principio achei que era intoxicação, mas visto o Mn tão alto tenho minhas dúvidas, o restante da analise foliar é, N=34,58, P=1,43, Ca=9, Mg=2,71, S=3, (g/Kg) B=33,25, Cu=12,5, Fe=66,41, Mn=1470,55, Zn=11,5 (mg/Kg).
Senhor Antonio, este teor muito alto de Mn não é nada comum. Talvez tenha sido aplicado algum adubo foliar e a análise pegou, na verdade, o resíduo do produto. Veja, ainda, que as condições para deficiência de ferro são as mesmas que induzem deficiência de manganês, portanto algo está errado, ou o resultado da análise ou a deficiência não está bem caracterizada, podendo, no caso dos sintomas se situarem nas folhas mais próximas do chão serem o efeito de deriva de glifosato. Aconselhamos fazer nova análise, pedindo para que seja feita a lavagem das folhas antes. Matiello
Me deparei com a seguinte situação, a lavoura de um produtor teve uma carga de frutos maior do que a esperada, as folhas da planta ficaram caídas(orelha caída) e amareladas com necroses, com aparência de deficiência de Cu, Mne e Fé, qual seria o melhor procedimento para solucionar esse problema??