MAIS FRUTOS CHOCHOS E GRÃOS MOCA NESTA SAFRA DE CAFÉ

J.B. Matiello, L. Bartelega. Rodrigo N. Paiva e M. Jordão Filho – Eng. Agr. Fundação Procafé e Lucas Ubiali, Leandro Andrade, Leonardo Polo e Eduardo Lima - Engs Agrs Estagiários Fundação Procafé FEF

Observações de campo, agora no período da colheita de café da safra 2021, mostram, em certas áreas, maior quantidade, anormal, de frutos chochos e de grãos do formato moca.

A problemática de frutos chochos e de grãos moca está ligada a três grupos de fatores - da genética das plantas de café, do trato, especialmente da nutrição, e do ambiente, principalmente do suprimento de água e da temperatura.

Na genética dos cafeeiros, a seleção e liberação de cultivares pelas pesquisas de melhoramento admitem, como normal, a existência de até 5% de frutos chochos. Quanto aos grãos moca, nos cafeeiros arábica considera-se normal até 10%, no máximo 15%.

No aspecto ambiental, no clima, a falta de água e as.....