Fundação de Apoio à Tecnologia Cafeeira

Fazenda Experimental de Varginha

Sobre a fazenda

Localizada a 3km do centro da cidade de Varginha-Mg, possui área total de 60ha, sendo 44ha de lavoura de café destinados à experimentação, altitude de 980m e pluviosidade anual de 1400mm.

Pesquisas em Desenvolvimento

Melhoramento genético – 63 experimentos estão instalados para selecionar e desenvolver novas cultivares de café, ocupando 50% da unidade experimental.

Pragas e doenças – são 28 trabalhos de pesquisa buscando soluções mais eficientes para o controles das principais doenças e pragas que atacam o cafeeiro, buscando sempre maiores produtividades e rentabilidade para o cafeicultor.

Ecologia e fisiologia - 15 ensaios a campo, com o objetivo de buscar formas de sustentabilidade na produção de cafés.

Nutrição – possui 5 experimentos na Fazenda, com foco em adubação racional e equilíbrio nutricional da lavoura.

Irrigação – 2 experimentos instalados para buscar eficiência e uso racional da água.

Tratos culturais e manejo da lavoura – 15 experimentos avaliando diversos tipos de podas para a lavoura, manejos de plantas daninhas, plantio e formação da lavoura, entre outros.

Total de 128 experimentos em condução

Estrutura da Fazenda

• Estufas para aclimatação de plântulas

• Casas de vegetação para condução de ensaios