Município:
Rio Paranaíba
Estado:
MG
Irei esse ano arrancar 14 hectares de café Mundo Novo com idade de 26 anos, que por sinal foi muito produtivo durante o seu ciclo com mais de 45 sc de média/ha/sequeiro. Gostaria de saber qual cultura posso plantar pós-arranquio para limpeza da área (milho, soja, milheto, etc)? E se depois de um ano já posso voltar com plantio de café mesmo com variedades que não sejam resistentes a nematoides? Espero que vocês possam me ajudar, desde de já agradeço e parabéns pelo trabalho prestado a todos os produtores e interessados!
Senhor Diego, O senhor diz que neste ano vai arrancar 14 hectares de café Mundo Novo com idade de 26 anos, e que gostaria de saber qual cultura pode plantar pós-arranquio para limpeza da área (milho, soja, milheto, etc)? E se depois de um ano já pode voltar com plantio de café, mesmo com variedades que não sejam resistentes a nematoides?
Nós respondemos que, a principio, seria necessário analisar e ver se, realmente, existem nematoides na sua lavoura e de que espécie se trata. O mais provável, pela sua região, seja eventual ataque do nematoide M. exígua, embora já haja poucos focos, na região do Alto Paranaiba, do nematoide M. paranaensis. No primeiro caso o problema é menor. De qualquer modo, a rotação de culturas sempre é indicada, com um vegetal que não hospede o nematoide, para reduzir a sua população na área. O milho tem sido uma boa alternativa, pois não é atacado por nenhuma das espécies de nematoides que parasitam o cafeeiro. No entanto, tome cuidado de não usar uma dose elevada de zinco no cultivo dele, o que é comum, pois o zinco pode ser tóxico ao cafeeiro jovem. Caso não seja o nematoide paranaensis nem o incógnita com esses cuidados pode sim plantar novo cafezal na mesma área. Caso sejam confirmados esses nematoides o ideal seria plantar uma variedade tolerante a eles ou usar mudas enxertadas. Matiello