Município:
Presidente Olegário
Estado:
MG
Obrigado professor pela orientação em minha outra pergunta sobre regulagem de tanque. Tenho outra dúvida.. A regulagem para a aplicação de herbicidas na rua e na aplicação em drench (Fung e Inse de solo) funciona do mesmo jeito? Sobre incompatibilidade de tanque, posso misturar kocide com ácido bórico? Quais as principais incompatibilidades existentes nas pulverizações da cultura do cafeeiro?
Senhor Alex, diz que tem outra dúvida, na aplicação em drench (Fungi e Inset de solo) e na aplicação na rua para controle do mato como são feitos os cálculos de vazão. Outra duvida é sobre a aplicação de herbicidas em faixa, sobre o que muda nos cálculos. Ainda, solicita como ocorre a compatibilidade de tanque, se pode misturar Cobre com Ácido Bórico e quais são as principais incompatibilidades de produtos nas pulverizações do cafeeiro.
Nós atendemos dizendo que no caso de drench a calda deve ser calculada de acordo com a velocidade e a vazão verificada no sistema distribuidor da calda em determinada pressão da bomba. A regulagem é feita variando estes 3 itens. Deve-se colocar cerca de 50 ml de calda por planta ou metro de linha aplicada. Com relação a herbicidas em faixa a dose por ha deve ser colocada em 300-400 l por ha como se fosse em área total. Assim teria uma calda com concentração de herbicida, por exemplo 2 L em 400 l d’água. Aí é só aplicar na faixa desejada, aí, conforme sua largura, vai ser gasta uma dose proporcional. Por exemplo, numa área com espaçamento de 4 m e área livre de 2m seriam gastos apenas 50% de calda e, consequentemente, da dose do herbicida.
Quanto à incompatibilidades não existe problema entre o cobre e o ácido bórico. O que conhecemos é incompatibilidade de fósforo e cobre. Alem disso, tem havido, ultimamente, desconfiança no uso simultâneo de cyproconazole e cobre. Matiello