Como retirar amostras do solo

Para conhecer a fertilidade do solo é indispensável a análise química, obedecendo os critérios técnicos de coleta, ou seja; coletar o solo na projeção da saia, de ambos os lados da rua, com um mínimo de 20 sub-amostras por gleba homogênea quanto ao solo, idade, variedade e espaçamento da cultura.

Antes da implantação da lavoura, efetuar amostragem de 0 a 20 cm e outra de 20 a 40 cm, na mesma perfuração, o que permite a orientação sobre a necessidade de um manejo diferenciado de correção indispensável ao sucesso na formação.

Em lavouras já implantadas, efetuar coletas à profundidade de 0 a 20 cm, antes da arruação, caso este tipo de trato cultural ainda seja utilizado, obedecendo ao intervalo mínimo de 90 dias da última adubação potássica (maio a agosto). Periodicamente, a cada 2 anos é aconselhável realizar amostragens também de 20 a 40 cm de profundidade, na faixa adubada no mesmo local das amostras de 0 a 20 cm, para avaliar a movimentação de nutrientes no solo, com reflexos no desenvolvimento do sistema radicular.

 

Login no Site

Mapa do Site

Mapa completo   Divulgar conteúdo

 

Copyright © 2017