Qual (is) possíveis doenças podem estar acometendo esse cafezal? quais as principais formas de prevenir/ remediar o problema?

Município: 
Martins Soares
Estado: 
MG
café com 1 ano de transplantado, com plantas isoladas apresentado tais características, principalmente em áreas próximas aos carreadores e nos locais mais altos.

 

Resposta:

Sra Camila, pergunta qual ou quais as  possíveis doenças  que podem estar acometendo nos cafeeiros da foto e quais as formas de prevenir o problema. Diz que as plantas tem  1 ano de transplantadas,  o problema aparecendo em plantas isoladas, apresentado tais sintomas, principalmente em áreas próximas aos carreadores e nos locais mais altos. Nós atendemos dizendo que os sintomas que vimos nas fotos são de seca nas brotações novas, do ponteiro das plantas. Verificando as folhas da planta notamos folhas pequenas mas sem lesões de doenças, elas apresentando um certo stress hídrico. Deste modo poderiam ser 2 coisas – a mais provável um efeito de stress por falta dágua, levando à seca das partes mais novas, onde a água chega menos e sendo, ainda, as mais sensíveis. O fato de estar ocorrendo em plantas isoladas, como diz em pontos mais altos ou próximo a carreadores associa locais mais secos com plantas que possuem pior sistema radicular. A outra possibilidade, esta você pode verificar melhor ai se coincidem condições climáticas adequadas, seria um ataque de Phoma. Nesse caso as condições ideais seriam região de altitude elevada, aí na região acima de 800 m, período de chuvas finas e de temperaturas baixas e área sujeita a ventos frios. No entanto, como as plantas  que estão apresentando o problema estão salteadas na lavoura isto indica, provavelmente, não ser o caso dessa doença. Uma forte deficiência de boro também poderia provocar esse sintoma, bem como uma aplicação de dose alta de adubo, com efeito salino. Veja ai o que foi feito e tenha sucesso na conclusão, diante do que levantamos de possibilidades. Matiello

Login no Site

Mapa do Site

Mapa completo   Divulgar conteúdo

 

Copyright © 2018