Nas regiões de Iapú, Inhapim e Caratinga, práticamente não tivemos chuvas em dezembro, janeiro, fevereiro e março. A maioria dos frutos não granaram (estão ainda verdes). Qual a orientação para se definir se compensa ou não fazer a colheita?

Município: 
Ipatinga
Estado: 
MG
Os frutos estão com diâmetros em torno de 5 a 10 mm, em sua maioria, e verdes. Os maiores que estes valores já estão maduros, ou quase maduros. Existe, ainda, chance dos verdes madurarem? Qual critéri para se definir a execução da colheita? Além da broca, quais problemas poderemos ter, se os frutos ficarem no pé.

 

Resposta:

Senhor Jésus,

A situação daí parece mesmo estar crítica. A falta de chuvas, no período de granação dos frutos do cafeeiro, leva à formação de grãos pequenos, mal granados, com pouco peso e até completamente chochos.

Para verificar como foi o prejuízo é preciso fazer a colheita de alguns pés, bem representativos, secar e determinar o rendimento café coco/ café beneficiado. Deve-se, ainda,verificar o tipo do café e o seu preço de mercado. Isto deve ser feito pois,, provavelmente, vai resultar muito café escolha. Fazer apenas o teste de frutos que boiam em água não seria suficiente.

Com o resultado do rendimento e da avaliação do preço do café, restaria, então,  ver qual seria, em contraposição, o custo da colheita e do preparo desse café. Caso resulte alguma sobra seria indicada a colheita. Matiello

Login no Site

Mapa do Site

Mapa completo   Divulgar conteúdo

 

Copyright © 2018