Tenho uma lavoura de 3,5 anos que está com as folhas avermelhadas / arroxeadas, o que devo fazer para resolver este problema?

 

Resposta:

Sr Jarbas Aguiar

A causa mais provável do problema de aparecimento de folhas avermelhadas/arroxeadas em sua lavoura, é o ataque do ácaro vermelho, cujo nome cientifico é Oligonichos O. ilicis. Na foto ilustrativa que incluímos o senhor pode ver se são os mesmos sintomas que estão sendo observados aí na sua plantação. Com uma vista boa ou, mais fácilmente, com uma lupa de bolso poderão ser vistos os ácaros na folhagem.

O ataque desta praga está associado a desequilíbrios, ou por períodos secos e quentes ou por uso em excesso de alguns defensivos, como dosagens elevadas de cobre, inseticidas piretróides  ou neonicotinóides, os quais estimulam uma postura das fêmeas dos ácaros, aumentando, assim, sua população, e, alguns, também, quando mal utilizados, podem matar inimigos naturais da praga.

Se observar, com a lupa, a presença de muitos ácaros vivos na folhagem, indica-se aplicações em pulverização de produtos acaricidas específicos. Procure na Cooperativa ou na loja de produtos agropecuários um acaricida registrado para o controle do ácaro vermelho e observe a dosagem e os cuidados na bula. Como a prga ocorre em focos, nem sempre é preciso pulverizar em toda a área da lavoura. Matiello

Login no Site

Mapa do Site

Mapa completo   Divulgar conteúdo

 

Copyright © 2018