Sobre as fotos, deficiência de Zn e Boro? Ou somente zinco?

Município: 
Cruzeiro da Fortaleza
Estado: 
MG
Gostaria de constatar se esse sintoma (Superbrotamento, e há outras folhas lanceoladas, amareladas e ramos com internódios curtos, sempre nas folhas do ponteiro) caracterizam deficiência nutricional de micronutrientes, e se sim se essa deficiência é de zinco, boro ou dos dois nutrientes, ou se ainda posse ser deficit de algum macro (Cálcio por exemplo,). Quando tenho um talhão pequeno no qual termino a colheita cedo (Agora em final de junho/começo de julho), já posso fazer o pós colheita agora e no caso outra pulverização ma frente separada de pré florada, ou devo esperar e fazer uma aplicação só esta em pré florada (Colocando a pós colheita junto)? Tenha um bom dia e Obrigado!

 

Resposta:

Senhor Jean, diz que observou superbrotamento, folhas lanceoladas, amareladas e ramos com internódios curtos, sempre nas folhas do ponteiro e deseja saber se isso  caracteriza deficiência nutricional de micronutrientes, e se essa deficiência é de zinco, boro ou dos dois nutrientes, ou se ainda posse ser deficit de algum macro (Cálcio por exemplo,). Precisa ainda saber se já pode aplicar pulverização pós colheita agora e no caso outra pulverização na frente, separada, de pré florada, ou devo esperar e fazer uma aplicação só esta em pré florada .

Nós respondemos que , pela foto que enviou o sintoma que se apresenta com folhas menores e amareladas nas margens, muito provávelmente é divido ao efeito do fruio, que mata e amarela os tecidos bem novinhos, do último par e das margens das folhas. Quanto à presença ou não, concomintante, de deficiência de Zn e B ou de outro nutriente, só a análise foliar pode te ajudar a verificar. Veja se não houve, aí um período forte de frio. Quando precisar pulverizar pode, sim agregar os micro-nutrientes com os fungicidas. Caso sua região for de altitude muito elevada e úmida o bom seria usar 2 pulverizações uma agora, podendo esperar um pouco ainda, na pré-florada e outra no pós-florada. No caso do boro, caso não venha usando o bom seria, na deficiência, usar cerca de 15 kg de ácido bórico ou similar por ha , no solo, no inicio das chuvas. Matiello

Login no Site

Mapa do Site

Mapa completo   Divulgar conteúdo

 

Copyright © 2018