Posso substituir o inseticida/fungicida de solo por outros que pode ser aplicado via foliar, devido a presença de mina d'água na lavoura? Se possível usar nomes comerciais?

Município: 
Alegre
Estado: 
ES
Boa tarde, Possuo uma área de minha propriedade com cerca de 02 (dois) hectares local bem inclinado onde pretendo implantar uma lavoura de café, porém nesta área encontra-se 03 (três) minas d'águas, sendo duas permanentes e uma temporária. Gostaria de saber o que devo fazer com as aplicações de inseticida/fungicidas via solo para não contaminar a água. Teria como substituir a aplicação via solo por aplicação foliar? E qual seria os produtos? A eficiência seria a mesma? como faço pra fazer analise da água? Desde já agradeço a atenção!

 

Resposta:

Senhor Everson, diz possuir  uma área com cerca de 02 (dois) hectares local bem inclinado onde pretendo implantar uma lavoura de café, porém nesta área encontra-se 03 (três) minas d'águas, sendo duas permanentes e uma temporária. Gostaria de saber o que devo fazer com as aplicações de inseticida/fungicidas via solo para não contaminar a água. Teria como substituir a aplicação via solo por aplicação foliar? E qual seria os produtos? A eficiência seria a mesma? como faço pra fazer analise da água?  Nós atendemos dizendo que em relação ao efeito tonico a aplicação foliar não se equivale às aplicações foliares. Para o controle de pragas e doenças sim é possível. No entanto, a aplicação foliar também pode ser lavada pelas chuvas e acaba indo pro solo. Neste caso deve manter uma boa distância em volta das minas com proteção de vegetação, para que o solo da área de cafezal não chegue até ás minas dágua. Por infiltração a longa distância quase não ocorre contaminação. A análise da água é difícil de fazer em relação aos componentes dos produtos, pois exigiria laboratório especializado, com custo alto. Matiello

Login no Site

Mapa do Site

Mapa completo   Divulgar conteúdo

 

Copyright © 2018