Estimativa de produtividade

Anexo: 
Município: 
Lagoa Formosa
Estado: 
MG
Gostaria de saber se posso fazer a medição de quantidade de café em litros por planta com um balde como o que está na foto em anexo, ou há algum recipiente específico para este fim.. Outra pergunta,é valido contar e estimar a produtividade de um talhão de Agosto de 2017 pra frente através da contagem/avaliação do número de nós que o cafeeiro cresceu de outubro pra cá? Se for valido, como posso efetuar esta projeção?

 

Resposta:

Senhor Tulio, diz que  gostaria de saber se posso fazer a medição de quantidade de café em litros por planta com um balde como o que está na foto em anexo, ou há algum recipiente específico para este fim.. Pergunta, ainda, se é valido contar e estimar a produtividade de um talhão de Agosto de 2017 pra frente através da contagem/avaliação do número de nós que o cafeeiro cresceu de outubro pra cá. Se for valido, como efetuar efetuar esta projeção. Nós atendemos dizendo que sim pode medir a quantidade/volume de frutos de algumas plantas, com uso de uma vasilha graduada e, em função dessa litragem, pode estimar quanto a lavoura vai produzir por área. A quantidade de litros de café maduro vezes 2 dará sacas beneficiadas por mil pés, então é só multiplicar pelo numero, em mil, de pés por ha e chegar na produtividade por ha.

Para uma estimativa preliminar pro próximo ano pode ter, sim, uma ideia através do numero de nós crescidos. Em Varginha acompanhamos isso e chegamos à conclusão que para cada nó, em ano de safra alta, podem corresponder  sacas/ha e em anos de safra baixa essa correspondência é de  scs/nó. Matiello

Login no Site

Mapa do Site

Mapa completo   Divulgar conteúdo

 

Copyright © 2018