Tenho visto falar da cal dolomítica(Oxifertil), e como tenho uma programação de plantio este ano gostaria de saber se há alguma recomendação de uso(dose), no plantio de café.Qual a dose por cova de plantio ou por metro linear se for plantio em sulco.

Município: 
Manhuaçu
Estado: 
MG

 

Resposta:

O uso de cal dolomitica pode sim ser feito no plantio do cafeeiro, embora este uso não seja prioritário para esse tipo de corretivo, de rápida ação no solo. No entanto, como prevê em sua pergunta, é necessário prestar bem atenção na dose, a qual deve ser de 30-50% em relação à dose normal de um calcário comum. Caso a dose da cal seja muito alta, a correção do pH do solo também vai ser excessiva, e, nesse caso, vai haver deficiência grave de micro-nutrientes, como o zinco, o boro, o cobre , o manganês e o ferro, que prejudicará o desenvolvimento do cafeeiro recém-plantado.

No exemplo de área nova, sem correção, onde usualmente se emprega cerca de 400 g de calcário comum, por cova ou metro de sulco, no caso da cal dolomitica se poderia usar cerca de 150 g por cova ou metro de sulco.

Deve-se, antes do plantio, fazer análise de solo, para determinar o nível necessário do calcário, isso, especialmente, quando o plantio for feito sobre área de antigo cafezal, pois essa área pode, já, estar com pH, cálcio e magnésio adequados, pelas aplicações sucessivas de corretivos feitas na lavoura velha. Matiello

Login no Site

Mapa do Site

Mapa completo   Divulgar conteúdo

 

Copyright © 2018