Tenho dúvidas referente ao DRIS: temos IBN, IBNm e I.Nut.

Município: 
Jacutinga
Estado: 
MG
O que é cada um deles? Não entendi que quanto maior o IBN maior o desequilíbrio da lavoura. Lavouras boas tem apresentado IBN entre 40 - 90. Há algum software gratuito da Pró-café referente ao DRIS?

 

Resposta:

Senhor Felipe,

De fato o uso do sistema Dris suscita dúvidas, pois ele não vem sendo usado normalmente para a cultura cafeeira. Por um lado pela sua maior complexidade, sendo mais usado o sistema de níveis de suficiência ou níveis limiares dos nutrientes nas folhas. Por outro lado, sabe-se que os níveis foliares são relativos e servem como auxiliares e complementares à análise de solo, este um componente mais importante na indicação da adubação.

Quanto às suas dúvidas IBN significa Índice de balanço nutricional, IBNm é o mesmo índice só que a média, o Inut significa o índice Dris do nutriente em relação aos demais. A condição ideal ocorre quando o Inut é menor ou igual ao IBNm. Os níveis de IBN bons foram determinados em amostras de lavouras de boa produtividade. Quanto maior o IBN maior é o desequilíbrio entre os diferentes nutrientes.

Quanto ao software, o CNPQ e a Embrapa possuem, os mesmos podendo ser consultados através de busca por “DRIS” na internet. A Fundação Procafé não trabalha com o sistema Dris. Matiello

Login no Site

Mapa do Site

Mapa completo   Divulgar conteúdo

 

Copyright © 2018