Qual a melhor forma de preparar compostagem de esterco de gado e casca de café?

Município: 
Sacramento
Estado: 
MG

Resposta: 

Senhor Ivan,

De inicio é bom esclarecer que não é preciso cmpostar a palha ou o esterco de curral para colocar na lavoura de café. Estes adubos orgânicos são, normalmente, aplicados ao natural sobre o solo, sob a saia dos cafeeiros. Alí, com a própria materia orgâncica da folhafem seca caida,  o esterco e a palha vão se decpompondo lentamente e , assim, vão liberando os seus nutrientes para as plantas.

No entanto, se quiser mesmo fazer o composto, para levar para o cafezal ou para outra cultura de ciclo curto, neste caso com liberação mais rápida dos nutrientes, uma maneira simples de compostagem é a de ir colocando, a cada período , uma camada de palha de café dentro do curral, para os animais irem defecando sobre ela, a qual irá absorver, inclusive.  a urina dos animais. Depois é só tirar e, com o tempo o material estará bem decomposto. Se quiser, ainda, enriquecer o composto, pode colocar um fosfato natural na mistura, ou até gesso, este para reduzir a perda de nitrogenio por volatilização.

Resta, ainda, a maneira clássica de compostagem, feita em leiras ou montes. Neste caso, basta misturar a palha e o esterco de curral, formar camadas de cerca de  1 m de altura, molhar de vez em quando e revirar sempre que a temperatura começar a ficar muito alta. Este método requer muito trabalho, gente ou maquinário. Matiello

Login no Site

Mapa do Site

Mapa completo   Divulgar conteúdo

 

Copyright © 2018