Quais vantagens dos fertilizantes foliares organominerais em relação aos minerais? Em qual situação o uso do fertilizante foliar organomineral seria mais indicada?

Município: 
Campos Altos
Estado: 
MG

 

Resposta:

Senhor João,

Em primeiro lugar é preciso saber quais os nutrientes que os fertilizantes foliares possuem, já que a adubação foliar é indicada para suprir micro-nutrientes, uma vez  que os macro-nutrientes, exigidos em grandes quantidades pelo cafeeiro, devem ser aplicados via solo.

A oferta de adubos organo-minerais tem crescido muito ultimamente, principalmente para uso via solo. Também existem, como diz, os organo-minerais via foliar. Em ambos os casos, eles são constituídos por uma combinação de materiais orgânicos e minerais, ou seja, é um tipo de material orgânico enriquecido com minerais.

Nos adubos organo-minerais foliares o mais comum é a combinação de ácidos humicos e fulvicos e amino ácidos com sais, com isso visando melhorar a absorção dos nutrientes.

Em formulações que contenham boas quantidades de nutrientes, no caso, mais importantes os micro, eles podem funcionar bem. No entanto, não se dispõe, até o momento, de  pesquisas suficientes para uma afirmação de que seriam melhores do que os minerais exclusivos. Assim, na dependencia do que cada um produto comercial contenha, o que deve ser examinado previamente, pode-se usar, indistintamente, um ou outro tipo, não havendo, com o conhecimento atual de que se dispõe, uma situação em que se deve preferir um ou outro. Não se deve esquecer a questão custo/beneficio. Matiello

 

Login no Site

Mapa do Site

Mapa completo   Divulgar conteúdo

 

Copyright © 2018