Prezado Prof. Matiello, Com satisfação que lhe informo que estamos fazendo terraceamento na nossa lavoura de café, com trator de lâmina traseira.

Anexo: 
Município: 
Carmo de Minas
Estado: 
MG
Envio algumas fotos. Nesse momento, precisamos da sua orientação para a coleta de amostras de solo para fazer análise. Como a matéria orgânica com nutrientes foram removidos para bem junto da linha dos pés de café, estamos em dúvida de qual local devemos colher as amostras. Qual distância da linha dos pés de cafés?Devemos colher duas amostras? de 0 a 20 e de 20 a 40cm?Por favor, precisamos da sua orientação.

 

Resposta: 

Senhor Itajyba,

Inicialmente nossos parabens pelo seu pioneirismo no micro-terraceamento em sua região, buscando inovar e tratando de resolver um problema sério da cafeicultura de montanha, que é a dependencia de muita mão de obra, para o manejo do cafezal.

 Bela foto da área terraceada, podendo-se ver que fez o correto, para facilitar, acoplou o micro-terraceamento após uma recepa da lavoura. Observa-se, em tom de brincadeira, que até o seu cachorro gostou da novidade.

Sobre a retirada da amostra de solo, neste primeiro ano,  realmente fica mais dificil, porem, depois da estabilização da terra do  terraço será usado o modo normal, tirando na área da projeção da saia do cafeeiro, dos 2 lados da linha. Neste primeiro ano teríamos que manter o mesmo critério, já sabendo que a terra da amostra do lado de cima será bem melhor, mas a realidade é bem esta. O terraceamento vai, de fato, fazer um tipo de adubação do cafeeiro, levando toda a terra gorda, superficial, para perto das plantas. Eu diria até, no seu caso, após uma recepa, que nem precisaria  adubar. Assim, caso queira 

 

Login no Site

Mapa do Site

Mapa completo   Divulgar conteúdo

 

Copyright © 2018