Pergunto onde é o ponto ideal de coleta de terra para análise: na projeção, próximo ao pé, do lado de cima; na projeção da copa, do lado de cima; na projeção da copa, entre os pés; na linha, nas projeções citadas, mas em em baixo do pé?

Município: 
Iapú
Estado: 
MG
Caros Professores Nas considerações finais do trabalho apresentado em Varginha (pelo Dr.Alysson), na semana passada, mostra a coleta sendo feita bem para dentro da projeção da saia, próximo ao pé. Acabo de fazer uma experiência coletando nestas duas áreas (na projeção, próximo ao pé, e na projeção, porém, nos limites da sombra), e os resultados foram surpreendentes, e completamente antagônicos. Na projeção, próximo ao caule: PH=4, P=40, K=64, Ca=2,8, Mg=0,38, Al=0,8, H+Al=8,6, S=11. Na projeção, próximo ao beco: PH=6.25, P=1,9, K=100, Ca=3,18, Mg=1.29, Al=0, H+Al=1,5, S=2. Nos meus estudos, em bibliografias consultadas, fala-se que o ponto ideal da coleta é na linha, na projeção da copa, pois aí tem uma média de onde se joga o adubo, e o que escorre com as chuvas. tenho aí, portanto, três possibilidades diferentes, com valores completamente diferentes de resultados. Este fato é real, e está acontecendo neste momento. Podem me ajudar? Um grande abraço, e muito obrigado.

 

Resposta:

Senhor Jésus,

O ponto ideal da coleta de amostra de solo para análise deve coincidir na faixa ou local onde é feita a adubação dos cafeeiros. Assim o local mais adequado deve coincidir na projeção da copa, próximo à saia do cafeeiro, alternando os lados da linha de cafeeiros.  Caso a lavoura seja em área declivosa deve-se tomar amostras do lado de cima e em baixo em relação ao declive. Matiello

Login no Site

Mapa do Site

Mapa completo   Divulgar conteúdo

 

Copyright © 2018