Olá pessoal, parabéns e muito obrigado por esse canal. Minha duvida é sobre a interpretação da analise de solos em relação ao Potássio.

Município: 
Rio Paranaíba
Estado: 
MG
Em um estágio vi analises indicando ate 250 mg/dm³ de K e consultores indicando a dose normal desse nutriente(em torno de 220 Kg/ha para uma produtividade de 30 sacas), gostaria de saber se os valores para interpretação na cultura do café são diferentes das outras culturas que acima de 120 mg/dm³ ja esta alto,e se com esses teores no solo poderia reduzir ou eliminar a adubação com K, e o porque desses teores tão altos na cultura do café? Desde já agradeço!

 

Resposta:

Senhor Breno,

Na justificativa de sua pergunta o senhor diz que e um estágio viu analises indicando ate 250 mg/dm³ de K e consultores indicando a dose normal desse nutriente (em torno de 220 Kg/ha para uma produtividade de 30 sacas). Por  isso diz que gostaria de saber se os valores para interpretação na cultura do café são diferentes das outras culturas que acima de 120 mg/dm³ já esta alto,e se com esses teores no solo poderia reduzir ou eliminar a adubação com K, e o porque desses teores tão altos na cultura do café?

De fato sua observação está perfeita. Para a lavoura cafeeira consideramos sim o limite de 120 ppm e, em certos casos, vimos que este nível  pode ser até menor – de 80-100 ppm, visto que o potássio se acumula em profundidade  no solo e as raízes do cafeeiro podem explorar maior profundidade do solo , e, assim, podem contar com um suprimento grande do nutriente, maior até do que aquele para culturas anuais.

Os valores elevados de K no solo são decorrência de aplicações anuais, sucessivas, de fórmulas ricas em K, como a 25-00-25, sem levar em conta o teor de K presente no solo. Com isso, alem de gastos maiores, pode-se provocar desequilíbrio com Ca e Mg, especialmente com este último.

Em resumo, quando os teores de K no solo estiverem altos, o melhor a fazer é eliminar ou reduzir a  adubação  potassica. Matiello 

Login no Site

Mapa do Site

Mapa completo   Divulgar conteúdo

 

Copyright © 2018