O que me falam sobre analises de solo realizadas de 0 a 10 cm em solos onde é feito calcário dolomítico em superfície e em faixa, o resultado é satisfatório? Ou melhor seja de 0 a 20 mesmo?

Município: 
.
Estado: 
MG
E uma outra coisa, se eu aplicar 2 ton/ha de calcário no ano anterior e no ano posterior ainda o solo estiver ácido, devo repetir esse calcário?

 

Resposta:

Senhor Carlos,

Nós indicamos a análise de 0-20 cm, pois só pra ela, pra essa profundidade, existem  os padrões de recomendação.

Sobre o calcário comum em cobertura, nas lavouras de café, quase sempre, os resultados voltam a indicar a necessidade no ano seguinte. Em parte por que se usa adubos ácidos, que formam  a acidez fisiológica, ou seja, em função da adubação. Alem disso, o que temos visto é uma pequena reação ou solubilização do calcário comum, na aplicação em cobertura, como se faz em lavouras adultas. Deste modo, você teria que re-aplicar sim. Mas, o melhor tem sido, nesses casos, optar por uma cal dolomitica, ou seja, o calcário que foi calcinado, neste caso de forma mais reativa no curto prazo. Isto tem sido possível com o uso de cerca de 30% da dose indicada para o calcário comum. Matiello.

Login no Site

Mapa do Site

Mapa completo   Divulgar conteúdo

 

Copyright © 2018