O alto teor de potassio no solo, diminuir a disponibilidade de magnésio a planta (deficiência) assim ocasionando a alta incidência de cercosporiose no fruto do cafeeiro, e cada ccmol de potássio no solo representa quanto de k disponivel no solo?

Município: 
Serra Negra
Estado: 
SP

 

Resposta:

Senhor Bruno,

Diz , com propriedade, que o  alto teor de potássio no solo, diminui a disponibilidade de magnésio causando deficiência na planta e, diz ainda, sem comprovação cientifica, que isso ocasiona alta incidência de cercosporiose no fruto do cafeeiro. Pergunta - a cada cmol de potássio no solo quanto representa de K disponivel no solo.

Nós atendemos dizendo que a relação Ca-Mg e K realmete é importante. Quando o K no solo estiver alto deve-se reduzir a adubação potássica ou, até, suprimi-la por um período. Com relação ao potássio pra cada 1cmolc de K correspondem, de 0-20 cm de solo(cerca de 2600 t de solo/ha), cerca de 1040 kg de K ou 1253 Kg de K2O/ha. Veja que mais abaixo ainda tem K e as raízes podem absorvê-lo, pelo menos, até 1 m de profundidade. Matiello

Login no Site

Mapa do Site

Mapa completo   Divulgar conteúdo

 

Copyright © 2018