No sistema de plantio de café por sulco, onde se fez a adubação de plantio no sulco, como é calculada a adubação na cova? Qual a dimensão da cova??

Município: 
Ipatinga
Estado: 
MG
Existe material técnico específico à disposição? Se tiver, favor informar como adquirir.

 

Resposta:

Senhor Jésus Carvalho Espósito

 

Quando se usa o preparo do local de plantio de café em sulco a adubação é calculada por metro de sulco e não por cova.

O adubo, normalmente na base de 400 g de superfosfato e 400 g de calcário por metro (isto para solos pobres em P e em Ca e Mg), é distribuído dentro e nas beiradas do sulco aberto sendo, em seguida, incorporado ao solo, no mesmo momento do fechamento do sulco, o que é feito com o uso de sub-solador com 3 hastes  ou com implemento batedor de covas.

Por que se faz isto. É por que o plantio hoje mais indicado é feito no sistema em renque, com pequena distância entre plantas na linha, por exemplo, um espaçamento de 3, 2 a 3,8 m na rua por 0,5m entre plantas na linha. Então, na linha, as plantas vão ficar bem perto uma da outra e o sulco, todo adubado e corrigido, vai atender bem às plantas, não sendo necessário, preparar covas depois de aberto os sulcos.

A publicação completa que temos é o livro Cultura do Café no Brasil – Manual de recomendações, que abrange todas as praticas de manejo da cultura cafeeira, do plantio, as variedades, espaçamentos, tratos, até a colheita e preparo do café. Ela pode ser adquirida na Fundação Procafé – contato@fundcaoprocafe.com.br ou tel 35-32141411. Matiello

Login no Site

Mapa do Site

Mapa completo   Divulgar conteúdo

 

Copyright © 2018