Gostaria de saber se o sintoma na folha em anexo é de deficiência de boro, visto que o produtor não aplicou nenhum produto na lavoura que possa ter causado alguma toxidez?

Município: 
Campos Gerais
Estado: 
MG

 

Resposta:

Senhor João, Diz que gostaria de saber se o sintoma na folha em anexo é de deficiência de boro, visto que não foi aplicado  nenhum produto na lavoura que possa ter causado toxidez.

Nós atendemos dizendo que as pequenas queimas na margem de folhas novas, como se pode ver na foto, acaba deformando e encurvando as folhas, o que levaria à desconfiança de deficiência de B, porem,  a gente deve observar a origem do problema. A queima, como desconfiou, poderia ser devida a toxidez de produtos, especialmente de sais aplicados. Como diz que não houve qualquer aplicação recente, nós indicamos que essa queima pode ser causada, também , por ventos. Como ela está acompanhada de dilacerações na margem da folha, quase com certeza, pode-se avaliar como sendo um efeito de vento, de boro não. Veja aí se é uma área que venta bem. Matiello

Login no Site

Mapa do Site

Mapa completo   Divulgar conteúdo

 

Copyright © 2018