Gostaria de saber a melhor época para corrigir com magnésio, lavoura de café que está recebendo magnésio em adubação foliar, mas que continua com deficiência. Obrigado

Município: 
Sacramento
Estado: 
MG

Resposta:

Senhor Ivan,

De fato, como diz, a aplicação foliar de magnésio não vem dando certo, conforme previsto, pois o magnésio é um macro-nutriente, assim exigido em grande quantidade e só a via solo é capaz de suprir a quantidade necessária e corrigir a deficiência.

 A via foliar, como o senhor diz estar usando é apenas paliativa, podendo ser empregada apenas  em períodos de seca, quando o nutriente não pode ser absorvido via solo.

Quanto à época de uso via solo,  as fontes de magnésio  podem ser aplicadas em qualquer época, pois o magnésio não se perde mesmo com falta de umidade no solo. O mais comum é o seu uso logo após à colheita.

As fontes mais usadas para a via solo são o calcário, o serpentinito, a cal dolomitica ou calcário calcinado, o óxido de magnésio e o sulfato de magnésio, os 3 últimos com maior disponibilidade do nutriente no curto prazo.

Login no Site

Mapa do Site

Mapa completo   Divulgar conteúdo

 

Copyright © 2018