Fazer adubação em apenas uma das linhas ou nas duas?

Município: 
Rio Paranaíba
Estado: 
MG
Tenho observado uma variação entre a escolha em adubar em apenas uma linha ou nas duas linhas do cafeeiro? Existe uma diferença de eficiência para absorção dos nutrientes nesses dois casos, ou não há variação nos resultados finais? Vendo que, adubando em apenas uma das linhas se ganha tempo e economia com óleo diesel. Desejo a todos vocês um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo, grande abraço!

 

Resposta:

Senhor Diego Bernardes Rocha

A absorção e translocação da maioria dos nutrientes pelas raizes do cafeeiro se dá de forma radial, ou seja, um lado da linha de cafeeiros é atendida pelas raizes que estão daquele lado. Assim, é importante que o adubo aplicado atinja os 2 lados da linha.

Ocorre que a adubação mecanizada pode ser regulada para, mesmo passando de um só lado da linha, conseguir distribuir boa parte do adubo também do outro lado. Da mesma forma, em áres de cafeicultura de montanha, a distribuição do adubo do lado de cima da linha, em relação ao declive, acaba facilitando, pela chuva, o deslocamento do adubo também na parte de baixo da linha de cafeeiros.

Deste modo, suas preocupações de aliar eficiência da adubação com economia de óleo do trator é pertinente. Nossa resposta é que desde que faça uma boa regulagem da adubadeira, ela pode operar somente de um lado da linha. Caso seja possível, um cuidado adicional pode ser adotado. Deve-se tentar trocar a linha de rodagem do trator entre diferentes parcelamentos da adubação. Matiello

Login no Site

Mapa do Site

Mapa completo   Divulgar conteúdo

 

Copyright © 2018