Diagnóstico da inúria foliar

Município: 
Serra do salitre
Estado: 
MG
Estou com uma área de café recém plantado (30 dias) e tenho dúvidas quanto as injúrias da foto. Na foto 1 e na 2 gostaria de confirmar se é realmente deficiência de potássio pois as primeiras adubações desta área foram feitas de forma atrasadas Foi aplicado 20-05-20 a base de nitrato de uma só vez em alta dosagem (20 g/planta), gostaria de saber se os sintomas das fotos 3 e 4 podem ser toxidez causada por essa aplicação de 20-05-20, e se não for qual outra injúria possa ser. Em muitas plantas também há alta incidência de cercospora (comum e negra) o que justificaria excesso de potássio em vez de deficiência (contrariando a hipótese de deficiência das fotos 1 e 2) Em muitas plantas também há deficiência de nitrogênio.

 

Resposta:

Na sua exposição diz que tem uma área de café recém plantado (30 dias) e tem dúvidas quanto às injúrias da foto. Na foto 1 e na 2 gostaria de confirmar se é realmente deficiência de potássio pois as primeiras adubações desta área foram feitas de forma atrasadas Diz, ainda que foi aplicado 20-05-20 a base de nitrato de uma só vez em alta dosagem (20 g/planta), gostaria de saber se os sintomas das fotos 3 e 4 podem ser toxidez causada por essa aplicação de 20-05-20, e se não for qual outra injúria possa ser. Em muitas plantas também há alta incidência de cercospora (comum e negra) o que justificaria excesso de potássio em vez de deficiência (contrariando a hipótese de deficiência das fotos 1 e 2) Em muitas plantas também há deficiência de nitrogênio.

Nós respondemos que analisamos todas suas colocações e verificamos, dentro do possível, pelas fotos encaminhadas, que, no caso das 2 primeiras fotos a queima da ponta da folha é mais relacionada com a falta de fósforo, confirmada pela presença da cercospora negra. Deficiencia de potássio é muito difícil de ser observada no campo, especialmente em plantas recém-plantadas. A deficiência já deve ter vindo do viveiro. As outras fotos mostram queimaduras, que podem ser, sim, provocadas por efeito físico, seja por sais aplicados seja por acumulo de água e queimadura pelo sol. Indicamos continuar as adubações NPK, em doses menores por parcela e aplica via foliar, os micro-nutrientes, os fungicidas  e MAP a 1,5%. Cuidado na incompatibilidade do P com o cobre. Matiello

Login no Site

Mapa do Site

Mapa completo   Divulgar conteúdo

 

Copyright © 2018