Como corrigir o problema das plantas da foto.

Município: 
Monte Carmelo
Estado: 
MG
Análise de solo apresentando PH=5,5, V%= 48, Fe= 29 mg/dm³, Mn=3,9 mg/dm³,Ca=2,8 cmolc/dm³ e Mg=0,8cmolc/dm³. Gostaria de uma intervenção para sanar o problema definitivamente, pois as plantas do talhão todo ficam com o aspecto semelhante ao da foto em anexo.

 

Resposta:

Senhor André,

Encaminha análise de solo, em área onde tomou uma foto, onde se vê cafeeiro amarelado. O solo apresenta pH=5,5, V%= 48, Fe= 29 mg/dm³, Mn=3,9 mg/dm³,Ca=2,8 cmolc/dm³ e Mg=0,8cmolc/dm³. Diz que gostaria  de uma indicação para sanar o problema definitivamente, pois as plantas do talhão todo ficam com o aspecto semelhante ao da foto.

Nós atendemos dizendo que, pelos sintomas foliares, com folhas amarelo esbranquiçadas, deve tratar-se de deficiência de ferro e de manganês, sendo que os teores do solo desses nutrientes estão igualmente baixos. Entretanto, essa condição costuma ocorrer em pHs um pouco mais altos, quando o V% é superior a 70%, pois em pH alto os micro-nutrientes, no geral, ficam, pouco disponíveis. Deste modo, achamos que o local da foto corresponda a uma mancha onde o pH deva estar mais alto.

Quanto à correção, no curto prazo, ela só é possível através de aplicações foliares de sulfato de ferro e de manganês a 0,5-1,0%. No médio prazo, os adubos ácidos normalmente aplicados(ureia e outros)  vão corrigir o solo e melhorar a disponibilidade de Fe e Mn. A aplicação de matéria orgânica também vai ajudar a fornecer esses nutrientes. No entanto a correção via solo é lenta, pois esses nutrientes, à semelhança do zinco e do cobre, caminham pouco em profundidade. Verifique, ainda, se não existe camada adensada no sub-solo, que possa estar tornando o solo pouco drenado em períodos de chuvas. Pode-se ,ainda, alertar que, em alguns casos, onde ocorre forte ataque de pragas do solo, que afete as raízes, é comum aparecer essas deficiências. Matiello

Login no Site

Mapa do Site

Mapa completo   Divulgar conteúdo

 

Copyright © 2018