boro, e zinco em liquido para aplicaçao no solo realmente corrige a carençia?

Município: 
Andradas
Estado: 
MG
em minha regiao tem se usado muito aplicar esses produtos no solo, eu notei q ao fazer analise do solo, ao aplicar boro e o zinco no mesmo nao vejo resultado de correçao, ao contrario de quando se aplica em po que corrige e falta no nutriente no solo. existe uma algum tipo de enganaçao, ou realmente produtos em liquido nao corrigem a carencia do solo?

 

Resposta:

Senhor Marcos,

Em sua pergunta coloca que na  região tem havido muitas aplicações de boro e zinco no solo, pela via liquida e notou, ao fazer analise do solo, que não aparecem bons resultados, ao contrário de quando  aplica em pó. Por isso pergunta se existe algum tipo de enganação, ou realmente, se  produtos em liquido não corrigem a carência. 

Nossa resposta vai,primeiro, separando os 2 nutrientes. No caso do zinco, pelo fato do mesmo caminhar muito pouco em profundidade no solo, em áreas argilosas, o mesmo não deve ser usado no solo, em cobertura, em lavouras adultas, seja pela via liquida ou sólida.

No caso do boro ele funciona bem melhor na via solo. Assim, desde que bem distribuído na região da área radicular do cafeeiro, ele funciona tanto na via liquida quanto na sólida. O que pode estar acontecendo é em relação à dose de boro aplicada, a qual deve ser se situar em torno de 2,5-4,0 kg do elemento por ha.

O boro, na via liquida, vem sendo bastante usado, ultimamente, pois aproveita a aplicação do  inseticida-fungicida no solo, via drench. Talvez pela aplicação do drench ser feita mais perto do tronco  a análise do solo , feita com a terra retirada mais fora da saia, não esteja detectando bem  o nutriente.  Como já dito anteriormente, repare bem a forma e a dose de boro a ser usada, para suprir aquilo que o cafeeiro precisa. Veja, também, se usa a análise foliar do cafeeiro, pois esta seria mais adequada para pegar o que, realmente, está acontecendo. Matiello

Login no Site

Mapa do Site

Mapa completo   Divulgar conteúdo

 

Copyright © 2018