Bom dia! tenho uma lavoura com grande intoxicação de zinco, observada nas raízes, com morte de muitas plantas. Porem as plantas, tem um crescimento normal há, sintomas de deficiência do mesmo como devo proceder? faço a pulverização com o micro nutriente?

Município: 
Lavras
Estado: 
MG

Resposta:

Senhor Francisco,

Primeiro é preciso saber a idade de sua lavoura e se, realmente, ela vem com intoxicação de zinco. A verificação do sistema radicular é um sinal, porem só ele é insuficiente para a afirmação. Deste modo, faça a análise de solo, tirando amostras junto às plantas da lavoura que considera intoxicada. Se o nível de zinco estiver muito alto (acima de 10 ppm), aí se confirma o fato. Neste caso a lavoura não se desenvolve bem, especialmente quando ainda nova, pois as raízes estariam na faixa de solo onde o zinco é mais concentrado.

A existência de sintomas de aparente deficiência de zinco também não diz tudo, pois os sintomas de toxidez são parecidos ao da deficiência. Neste caso o ideal seria enviar folhas para análise, antes de tomar a decisão de pulverizar a lavoura. Matiello

Login no Site

Mapa do Site

Mapa completo   Divulgar conteúdo

 

Copyright © 2018