Adubação pós plantio do café arábica, para o N, 1º e 2º anos (5ª aprox.), não seria muito (10/20g de N/cova/aplic.)? Quais seriam os adubos e as doses nos 1º e 2º anos pós recepas?

Município: 
.
Estado: 
MG
Por que, em ambos os casos, não se considera a análise de solos?

 

Resposta

Senhor Jésus Carvalho Espósito

 

De fato, o uso de parcelas de 10-20 g de N  ou 22-44 g de ureia por planta no pós plantio  é muito, considerando que uma planta de café no campo, aos 6 meses de idade  contem apenas 1,5 g de N em cafezais de sequeiro e até 6 g por  planta em cafezal irrigado e em zona mais quente. Aos 18 meses de campo pode acumular de 25 -40 g de N/PL no sequeiro e até 60 g no irrigado.

Na sua informação, com 10-20 g por parcela, em 4 parcela resultaria a aplicação de 40 a 80 g nos meses após o plantio, isto se compararmos com o que a planta acumula á muito sim.

A indicação mais adequada é iniciar com 5 g de ureia por planta, usando esta dose em 2 parcelamentos e depois mais 2 com 10 g de ureia ou o equivalente em outro adubo nitrogenado . Isto daria um total de 30 g de ureia ou cerca de 13,5 g de N, coerente com o mau aproveitamento do N nas condições de planta jovem, que ocorre em cerca de 50%.

Quanto aos níveis para a recepa, normalmente, se a lavoura recepada vinha bem adubada, praticamente não é necessário adubar no pós-recepa, mesmo por que uma grande quantidade de nutrientes (  340-20-300 kg de NPK /ha)  é disponibilizada, no solo, via restos de vegetais da poda. Nesta condição as brotações devem ser observadas. Se estiverem vindo bem, com boa coloração da folhagem, não precisa de adubar. Se o crescimento estiver lento e as folhas amareladas deve-se usar em 2-3 parcelas, de 20-30 g de N por planta ou metro de linha.

No 2º ano pós recepa a adubação de  N , como dos demais nutrientes, alem da análise do solo, deve considerar a safra esperada, utilizando a base de 7-8 kg de N por cada saca a ser colhida. Um exemplo de expectativa de 30 scs/ha precisaria de 210-240 kg de N/ha. Matiello e Alisson

Login no Site

Mapa do Site

Mapa completo   Divulgar conteúdo

 

Copyright © 2018