Dia de campo

FUNDAÇÃO PROCAFÉ recebe 1.700 pessoas nos

Dias de Campo da

Fazenda Experimental de Varginha – 2016

Os Dias 01 e 02 de junho de 2016 foram marcados pelo movimento de aproximadamente 1.700 visitantes aos Dias de Campo na Fazenda Experimental de Varginha-MG, promovidos pela Fundação Procafé.

Fazendo parte de um programa integrado de Difusão Tecnológica, o evento contou com o apoio do SEBRAE MG, SENAR MG, Embrapa Café, Consórcio Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, Prefeitura de Varginha-MG, Cooperativas Regionais e Sindicatos ligados à Fundação Procafé e Patrocínio da CAIXA.

Contou, ainda, com a participação das empresas: ADAMA, BASF, BSCA, PRODUQUIMICA.

Durante os dois dias de programação, os pesquisadores da Fundação Procafé e empresas parceiras estiveram à disposição dos agricultores e visitantes para a troca de informações e apresentação das novas tecnologias ao setor cafeeiro. Os expositores também estiveram apresentando os seus produtos e serviços, além das novidades que facilitem a vida do cafeicultor.

CREDENCIAMENTO:

Dando início ao evento, todos os participantes ao chegar à Fazenda Experimental realizaram o seu credenciamento e, neste momento, receberam brindes da Fundação Procafé e um livreto contendo o resumo das apresentações a serem realizadas em campo (com patrocínio da CAIXA).

DOAÇÃO DE ALIMENTOS

Ampliando o Programa Social da Fundação Procafé, esta foi a primeira vez que os participantes foram convidados a levar ao evento, um quilo de alimento não perecível para doação às entidades de ajuda aos que necessitam.

Atingindo o objetivo de arrecadar alimentos para doar, os mesmos foram divididos para duas instituições:

- Kerygma (Varginha) – doações entregues em 07/06/2016

Conheça melhor a entidade Kerygma (clique aqui)

- Comunidade Evangelizadora Magnificat (Três Corações) – doações entreguem em 10/06/2016

Conheça melhor a entidade CEM - Clique aqui

ABERTURA

Durante a abertura oficial do evento, foi destacada a importância do Dia de Campo e das parcerias públicas e privadas na manutenção da Fazenda Experimental de Varginha.

A mesa solene foi composta pelas seguintes personalidades: Exmo. Sr. Antônio Silva – Prefeito Municipal de Varginha; Sr. José Edgard Pinto Paiva – Presidente da Fundação Procafé; Sr. Osvaldo Henrique Paiva Ribeiro – Diretor Administrativo da Fundação Procafé; Sr. Renato José de Melo – Diretor Financeiro da Fundação Procafé; Sr. José Braz Matiello representando a equipe de pesquisa da Fundação Procafé; Sr. Archimedes Coli Neto - Diretor do Centro de Comércio de Café do estado de Minas Gerais; Sr. Aloisio Ribeiro de Almeida – Presidente da Associação Comercial de Varginha; Sr. Adolfo Ferreira – Presidente da BSCA; Sr. Jamir Rabelo Vilela – Gerente Geral da CAIXA; Sr. Adriano Naves de Lima – representando a Gerente Geral do Banco do Brasil; Sr. Arrisson Tavares – Gestor da Unidade do Sebrae Microregião de Varginha; Sr. Arnaldo Botrel – Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Varginha, Sr. Rogério da Silva e Araújo – Gerente Regional da Emater – Alfenas e Dr. Eduardo Daher – Palestrante do evento.

Foi registrada a presença das seguintes pessoas: Vereadores Zacarias Abrãao Piva e Leonardo Ciacci; Sr. Renato Paiva – Diretor do SICOOB/Credivar; Sr. Guilherme Salgado  - Diretor da Minasul; Sra Valéria Braga Xavier Chaves – Gerente de Atendimento da Caixa.

Dando prosseguimento à abertura do evento, foi dada a palavra aos Senhores: Exmo Prefeito Municipal de Varginha, Sr. Antônio Silva; Presidente da BSCA – Sr. Adolfo Ferreira; Gerente Geral da Caixa – Sr. Jamir Rabelo Vilela e para o Presidente da Fundação Procafé – Sr. José Edgard Pinto Paiva.

Destacou-se a presença dos Presidentes e Técnicos de cooperativas regionais, Coordenadores e Técnicos da EMATER; Professores e alunos de universidades e Institutos Federais da região, Produtores Rurais e demais interessados pela cultura.

Demonstrações Tecnológicas

Todo o público presente teve a oportunidade de acompanhar em campo, o resultado das pesquisas realizadas e demonstrações tecnológicas.

Chegando ao evento, todos os participantes receberam pulseirinhas de identificação com cores variadas para visita aos experimentos, em grupos de 100 pessoas.

Programação apresentada nas estações de pesquisa em campo:

- Características sensoriais e pontuação de novas variedades

- Amostragem de solo

- Controle da ferrugem e da cercosporiose

- Novas variedades de café

- Irrigação (fertirrigação e lâminas)

Inovações Tecnológicas das empresas patrocinadoras.

- ADAMA

- BASF

- Produquimica

Em todas as estações de pesquisa, além da apresentação em álbum seriado sobre as informações técnicas transmitidas, houve a demonstração dos resultados, seguida de perguntas e respostas sobre as dúvidas levantadas pelos participantes.

ÁREA DE EXPOSIÇÃO - STANDS

Como expositores, estiveram presentes, com estandes, as seguintes empresas apresentando seus produtos e serviços ao público participante:

• AGRA MOTORS
  • UPL
  • VN MÁQUINAS
  • WISER

A Fundação Procafé também manteve um stand para atendimento aos participantes, com divulgação do trabalho realizado e demonstração de novas variedades de café, sementes de café, pós graduação e laboratório de solos, tornando-se um ponto de encontro entre pesquisadores, autoridades e participantes.

PAVILHÃO MERCADOLÓGICO - BSCA e parceiras

Este ano, a Fundação Procafé em parceria com a BSCA criou o Pavilhão Mercadológico. Neste pavilhão, a BSCA esteve presente com suas parceiras trazendo informações sobre o mercado de cafés especiais.

Parceiras da BSCA presentes: Cafebras, Bourbon Specialty Coffees, Carmocoffees, Minasul e Klabin.

CONFRATERNIZAÇÃO DE PARTICIPANTES

Durante todo o evento foi servido um café da manhã aos participantes.

E, após terminadas as apresentações nas estações, os participantes tiveram a oportunidade de se deliciar com almoço, servido a todos os presentes.

PALESTRA: Perspectivas da Agricultura Brasileira para os próximos anos”

A partir das 14 horas dos dois dias de evento, o visitante teve a oportunidade de participar da palestra “Perspectivas da Agricultura Brasileira para os próximos anos”, proferida pelo Dr. Eduardo Daher, Economista.

APOIO E SEGURANÇA

Prezando pela segurança e o controle do evento, a Fundação Procafé em parceria com a Ramos Segurança, aprovou projeto junto ao Corpo de Bombeiros Militar e providenciou o alvará para a realização deste evento.

Estiveram presentes a Policia Militar e a Guarda Civil zelando pela segurança do local e dos participantes.

A Fundação Procafé contratou a empresa MEDSUL para que uma ambulância de Primeiros Socorros estivesse presente durante os dois de evento para atender às necessidades dos participantes. O atendimento ainda foi realizado pelos médicos Dr. Carlos Henrique e Dr. Guilherme, com apoio concedido pela Secretaria de Saúde do Município de Varginha.

A COPASA disponibilizou caixas de água para potável para distribuição durante todo o evento.

IMPRENSA

Toda a imprensa local esteve prestigiando o evento

AGRADECIMENTOS

Após dois dias de evento, a equipe da Fundação Procafé agradece a presença de todos, e sobretudo pelo apoio, colaboração, incentivo e confiança em nosso trabalho!

Agradecemos às empresas parceiras e todos aqueles que contribuiram para o suceeso deste evento!

DESTAQUES: