Congresso

41º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras

Poços de Caldas- MG

Apoio MAPA/Fundação Procafé  SICONV 811207/2014

Período de realização: 27 a 30 de outubro de 2015.

Local: Hotel Fazenda Poços de Caldas, Poços de Caldas-MG.

Entidades patrocinadoras: Fundação Procafé, Consórcio Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras-Embrapa-Café, Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, UFLA-Universidade Federal de Lavras, UNIUBE-Universidade de Uberaba

Apoio – Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento,Siconv 811207/2014

Participação Apoio: Empresas Estaduais e Institutos de Pesquisas, CDPC/CNC, Universidades, Empresas de Equipamentos e Insumos, Sebrae-MG, Senar-MG, Cooperativas e Associações de Cafeicultores, fazenda Sertãozinho, Prefeitura Municipal de Poços de Caldas.

Realização: Fundação Procafé

Programação do evento:

- Abertura: Estiveram presentes, na mesa diretora, Deputado Federal Carlos Melles,  Dr João  Cruz Reis Filho – Secretário de Agricultura de MG,  Deputado Estadual  Emidinho Madeira, Dr Eloisio do Carmo Lourenço - Prefeito Municipal de Poços de Caldas, Dr Rubens Soalheiro de Oliveira Matos – Superintendente Federal do Ministério da Agricultura em Minas Gerais, Dr Mauricio Miarelli Presidente do CNC, Dr Lucas Tadeu Ferrreira, Diretor de Difusão de Tecnologia da Embrapa-Café, neste ato representado o Gerente Geral – Dr Gabriel Batholo, Dr Rubens José Guimarães - representando o Reitor da UFLA, Dr Guilherme Braga – Diretor do CECAFE, Dr Gerson Giommo – Representante do Diretor do IAC- Campinas mais antiga Instituição dedicada à pesquisa cafeeira, neste ato também representando todos os Técnicos e  Pesquisadores presentes, Dr José Edgard Pinto Paiva- Presidente da Fundação Procafé, Dr. Rui Verneque – Presidente da Epamig.

Destaque das seguintes presenças: Sra. Renata Fernandes Silva Sena – representando a Secretaria de Política Agrícola – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, - Sra. Regina Maria Sioffi – Presidente da Câmara dos Vereadores da Cidade de Poços de Caldas, - Dr. Aldir Alves Teixeira – Diretor Geral  Illy Caffe, Dr. Rogério Veiga Aranha – Superintendente do Patrimonio da União em MG, Dr. Cláudio Morales Garcia – Presidente da Associação dos Cafeicultores de Araguari, Dr. Antônio Carlos Berenguer – Presidente da Assocafé, Sr. Geraldo França – Presidente da ASSOPATOS, Sr. Arrisson Tavares – Sebrae MG.

Vídeo sobre a abertura do 41º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras

- Homenagem ao Colaborador da pesquisa cafeeira do ano de 2015: Os escolhidos pela comissão organizadora do 41º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, no ano de 2015, foram o Senhor Claudio Nasser e a Assopatos - Associação de Cafeicultores de Patos de Minas e região. O  Eng. Agr. e empresário agrícola Cláudio Nasser, o presidente da Assopatos Sr. Geraldo França e o Sr. Francisco Campos, responsáveis pela montagem de campo experimental, receberam do Presidente da Fundação Procafé, José Edgard Pinto Paiva,  a homenagem pelo trabalho realizado junto ao Campo experimental de café de Patos de Minas.  Na oportunidade foi transmitido um vídeo a todos os presentes.

Dizeres da placa: “ Claudio Nasser e Assopatos  - a cessão da área e as condições para viabilização de um Campo    Experimental de Café, com certeza já estão dando bons frutos, para melhoria da cafeicultura regional. Por esse apoio, destacamos vocês como - Colaboradores da Pesquisa Cafeeira do ano de 2015. Assinado Fundação Procafé”.

Vídeo sobre a ASSOPATOS

Nesta oportunidade, a Assopatos e a Fundação Procafé firmaram um acordo de colaboração em apoio às pesquisas do Campo experimental. Assinaram o Presidente da Assopatos Sr. Geraldo França e o Presidente da Fundação, Sr. Jose Edgard, e também o empresário Sr. Claudio Nasser e o cafeicultor Sr. Francisco Campos.

- Homenagem a autoridades e técnicos, com a outorga da Medalha do Mérito Cafeeiro:  A Fundação Procafé conferiu a Medalha de Mérito Cafeeiro aos seguintes agraciados:

- Alemar Braga Rena
- André Luis Teixeira Fernandes
- Antonio Alves Pereira
- Antonio Carlos Oliveira Martins
- Deputado Federal Carlos Melles
- Gianno Britto (representado pelo colega Silas José Barbosa)
- Ilson João Mariano Silva
- José Carlos Gross
- José Pinheiro Lourenço
- José  Vitor Paiva
- Lázaro Martins
- Lucas Tadeu Ferreira
- Massako Toma Braghini
- Navantino Fioravante
- Nilson Andrade
- Ralph de Castro Junqueira
- Rogério Veiga Aranha
- Roque Antonio Ferreira
- Sergio Stevanato

- Lançamento de novas variedades clonais de café, pela Fundação Procafé: Através de um vídeo projetado, foi possível verificar que as novas variedades lançadas, SIRIEMA VC4 e CONILLON COLATINA PR6, se destacam pelas boas características, de produtividade e resistência.

Por esse trabalho de melhoramento, que sabemos ser longo, foram citados os principais técnicos envolvidos no desenvolvimento destes dois importantes materiais genético: José Braz Matiello, Saulo Roque de Almeida, Roque Antonio Ferreira, Mauricio Bento da Silva, Adelso Paulino, Carlos Henrique Siqueira de Carvalho e Iran Bueno Ferreira.

Vídeo de lançamento das novas variedades de café:

- Debate sobre a conjuntura cafeeira atual: Com a  direção da mesa sob a coordenação de Dr Mauricio Miarelli, Diretor do Conselho Nacional do Café, representando todos os cafeicultores, foram realizados os debates contando com a participação das seguintes personalidades: Deputado Federal Carlos Melles com a apresentação sobre as   Diretrizes básicas sobre políticas públicas para a cafeicultura;  O Secretário Dr João Cruz com apresentação sobre As políticas de Minas para o setor cafeeiro; Dr Mauricio Miarelli com a apresentação sobre As demandas do setor da produção cafeeira; Dr Guilherme Braga com a presentação sobre As condições do mercado cafeeiro.

Vídeo sobre o Debate

- Trabalhos Apresentados: Nas Sessões de apresentação de trabalhos foram apresentados 111 trabalhos de pesquisa,divididos em 5 sessões de apresentações orais.

- Seminários: Foram apresentados os seguintes seminários:

Em 27/10 - Uso de imagens de drones na cafeicultura – Dr. Lúcio André de Castro Jorge /Pesquisador Embrapa Instrumentação.

Vídeo - Seminário Uso de imagens de drones na cafeicultura

Em 28/10 - Situação atual do controle da broca do café

- Biologia e Danos da Broca - Prof. Júlio César de Souza/Epamig

- Produtos e Inseticidas para controle da broca – Sérgio Benvenga

Vídeo - Situação atual do controle da broca do café

Em 29/10 – 45 anos de convivência com a ferrugem do cafeeiro

- Evolução do controle químico da Ferrugem – Eng. Agr. José Braz Matiello

- Evolução das variedades resistentes à ferrugem - Eng. Agr.  Saulo Roque de Almeida

- Debate

- Publicação: Com o apoio do MAPA, foi editado o livro dos Anais, distribuído aos participantes do Congresso, contendo mais de 300 trabalhos, o qual servirá para consulta e para a literatura junto às bibliotecas.

- CD: A Embrapa Café colaborou com o evento, disponibilizando os trabalhos também na forma de CD.

- Presenças: Estiveram presentes mais de 750 participantes, na grande maioria técnicos que lidam na pesquisa e na assistência técnica a produtores, além de cafeicultores líderes, professores e estudantes de agronomia.

- Stands: O Congresso contou com a exposição de aproximadamente 30 stands.

Adama, Basf, Bayer, Café Brasil, COCAPEC/Bioisca, Dupont, Eclética/Bertanha, Fertipar, Gecal, Ihara, Jacto, Kapeh, LNF Latino Americana, Multitécnica, Oxiquímica, Penergetic, Produquímica, Satis, Stoller, Terra de Cultivo, Yoorin, Wiser

- Dia de campo: As Fazendas Sertãozinho receberam de portas abertas aproximadamente 150 congressitas, para apresentação das seguintes estações:

- Campos de novas variedades.

- Demonstrações de micro-terraceamento e manejo de tratos.

- Podas no sistema safra zero.

- Viveiro de sacolas de TNT.

- Plantio de mudas e irrigação de gotejo.

Com ótima recepção e organização pela equipe das Fazendas, o Dia de Campo primou pela qualidade nas informações tecnológicas apresentadas, sendo encerrado com uma tradicional feijoada oferecida pela Fazenda.

Nossos agradecimentos a todos os envolvidos neste dia de campo, proprietários, técnicos nas pessoas dos Eng. Agr. José Renato e Lucas Franco e demais colaboradores das fazendas.

Ainda, nossos sinceros agradecimentos a todos os congressistas,

HotelFazenda Poços de Caldas, colaboradores e apoiadores

para a realização  de mais umevento de sucesso!

DESTAQUES:

Outros vídeos do evento:

Confira aqui, a relação dos trabalhos publicados e dos trabalhos apresentados no 41º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras

TRABALHOS PUBLICADOS NOS ANAIS

TRABALHOS SELECIONADOS PARA APRESENTAÇÃO

Informações: Fundação Procafé

rosiana@fundacaoprocafe.com.br

35. 3214-1411

Clique aqui e veja os congressos anteriores