Congresso

Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras

44º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, com recorde de publico e de trabalhos

Com o tema “Nosso café, melhorado desde o pé”, o Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, em sua 44ª edição, foi realizado em Franca-SP, de 23 a 26 de outubro 2018.

O Congresso contou com a promoção da Fundação Procafé, do Consórcio Pesquisa Café coordenado pela Embrapa Café, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de São Paulo, da Universidade de Uberaba – Uniube e da Universidade Federal de Lavras – UFLA.  Além das instituições promotoras citadas, o evento teve o apoio do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil -CeCafé, Associação Brasileira da Indústria do Café - ABIC, Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel - ABICS, Conselho Nacional do Café – CNC, Prefeitura Municipal de Franca, COCAPEC,  e também de outras instituições de pesquisa, ensino e extensão que atuam na cafeicultura, além de cooperativas, associações de produtores e empresas que desenvolvem equipamentos e insumos para a lavoura cafeeira.

O evento teve por objetivo principal promover e transferir novidades tecnológicas para o setor cafeeiro, por meio da apresentação de resultados de pesquisa e inovações da cafeicultura.

ABERTURA DO EVENTO

Na manhã do dia 23 de outubro, das 09 às 12 horas, aconteceu a abertura do evento:

A mesa solene de abertura foi composta pelas seguintes autoridades: Sra. Flávia Lancha Alves de Oliveira – Secretaria de Desenvolvimento de Franca, representando o Senhor Prefeito Municipal Gilson de Souza; Dr. José Luiz Fintes, Assessor Técnico da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, representando o Secretário Francisco Sergio Ferreira Jardim; Dr. Mauricio Miarelli – Coordenador do CNC- Conselho Nacional do Café e Presidente da Credicocapec; Sr. Carlos Augusto   Rodrigues de Mello  - Vice Presidente da Cooxupé e neste ato representando a OCEMG - Organização das Cooperativas de Minas Gerais; Dr. Florindo Dalberto – Diretor do IAPAR; Prof. Rubens José Guimarães – Pró Reitor da UFLA; Prof. André Luiz Teixeira Fernandes, Vice-Reitor de Pesquisas da Uniube; Sra. Priscila Magalhães Gomes Lins- Gerente de Agronegócio do SEBRAE MG; Dr. Eduardo Heron dos Santos – Diretor Técnico do CECAFE; Dra. Vanusia Nogueira – Diretora da BSCA; Dr. Aldir Alves Teixeira – Pesquisador e diretor da Experimental Agrícola do Brasil; Sr. José Marcos Rafael Magalhães – Presidente da MINASUL; Sr. José Edgard Pinto Paiva - Presidente da Fundação Procafé.

Como a saudação à Pátria, foi executado o Hino Nacional com a participação de toda a plenária.

MÉRITO CAFEEIRO: Dando início às homenagens, foram conferidas homenagens do mérito cafeeiro, com a entrega de medalhas a diversas personalidades  do setor cafeeiro, nas categorias de autoridades, pesquisadores, extensionistas, produtores e dirigentes de Cooperativas e funcionários:

Carlos Augusto Rodrigues de Melo; Carlos Yoshiyuki Sato; Jose Marcos Rafael Magalhães; Ronaldo Campos Borges; Marcelo de Moura Almeida; José Sebastião Machado da Silveira; Valéria Vidigal da Cruz Brito; Fabiano Tristão Alixandre; Enivaldo Pereira; Everardo Mantovani; José Donizeti Alves; Cesar Abel Krohling; Dalton Dias Heringer; Priscila Magalhães Gomes Lins; Odair José De Oliveira; Jose Vitor da Silva; Hélvio Silvino da Costa; Afranio Felisale Barbosa.

COLABORADORA COM A PESQUISA CAFEEIRA EM 2018: Foi concedida à COOPADAP o troféu de Colaboradora com a pesquisa cafeeira em 2018. Foi apresentado um vídeo sobre o excelente trabalho realizado pela Fazenda.

LANÇAMENTO DE DUAS NOVAS VARIEDADES: Com a projeção de um vídeo sobre as novas variedades Araçari e Asabranca Amarelo, verificamos as boas características, de produtividade e resistência.

DEBATE SOBRE A ATUAL CONJUNTURA CAFEEIRA: Foi realizado um debate sobre a conjuntura cafeeira, onde as autoridades representativas do setor fizeram explanações sobre o agronegócio café.

HOMENAGEM A JOSÉ BRAZ MATIELLO: Toda a comunidade cafeeira, composta por  amigos de vida, de profissão e admiradores realizaram uma linda homenagem ao Eng. Agr. JOSÉ BRAZ MATIELLO por toda a sua dedicação à cafeicultura, oferecendo-lhe uma placa que lhe foi entregue pelo amigo José Edgard Pinto Paiva, com os seguintes dizeres:

J.B.Matiello - Que os versos de Cora Coralina possam traduzir a sua sábia trajetória em prol da cultura do café: “É que tem mais chão nos meus olhos do que cansaço nas minhas pernas, mais esperança nos meus passos do que tristeza nos meus ombros, mais estrada no meu coração do que medo na minha cabeça.”

Homenagem dos congressistas do 44º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras

Franca- Outubro/2018

A artista Valéria Vidigal lhe entregou uma tela, obra por ela pintada, tema do 44º Congresso, representando toda a história de vida dedicada a realização destes 44 eventos em anos ininterruptos.

E sua esposa, Sra. Alvadir, também foi convidada para receber uma singela lembrança das mãos de seu companheiro de vida José Braz Matiello, para lhe traduzir o que é o amor em tantos anos nesta trajetória juntos.

APRESENTAÇÃO ORAL DE TRABALHOS DE PESQUISA

Encerrada a manhã festiva do evento, foram iniciadas as sessões para apresentação dos trabalhos de pesquisa cafeeira. Foram apresentados 130 trabalhos de pesquisa, divididos em 5 sessões de apresentações orais.

SEMINÁRIOS

Foram apresentados três seminários debatendo sobre os seguintes  temas:

- Gestão da água na irrigação em cafezais e cobertura vegetal nas ruas de cafezais. E.Mantovani e A.Calegari

- Cobertura vegetal na rua de cafeeiros e equilíbrio na nutrição de cafezais. José Braz Matiello, Elifas Alcantara e Santinato

- Gestão das propriedades cafeeiras. Rodrigo Ticle, Caio Lazarini, Rodrigo Muniz.

PUBLICAÇÃO

Com o apoio Da Embrapa Café/ Consórcio Pesquisa Café, foi editado o livro dos Anais, distribuído aos participantes do Congresso, contendo 418 trabalhos, o qual servirá para consulta e para a literatura junto às bibliotecas. A versão eletrônica, através de um cd dos anais, também foi distribuída a todos os participantes.

STANDS E EXPOSITORES

O Congresso contou com a exposição de diversas empresas:

Adama, Basf, BIOISCA, Café Brasil, Coolseed, Eclética, FMC, Gecal, Geociclo/Triunfo,  Heringer, Himev, HomeopatiaBrasil, Ihara, Jacto, Kapeh Cosméticos, Laboratório farroupilha, LNF Latino Americana, Multitécnica, Multifertilizantes, Novaform, Nufarm, Oxiquímica, SATIS, Syngenta, Stoller, Wiser, UPL, Verde Agritech, VITTIA.

APOIADORES

BASF, COCCAMIG, COCARIVE, COCATREL, COOCAFE, COOXUPÉ, Corteva, CREDIVAR, MINASUL, Multitecnica, Produquimica, Sipcam Nichino, Terra de Cultivo, TKI, Tritucap, UBYfol.

EXPOSIÇÃO CAFÉ COM ARTE

A artista Valéria Vidigal realizou sua exposição de seus quadros de óleo sobre tela, cujo tema principal é o café.

FANCAFÉ

Engrandecendo o evento, foi realizada também no Hotel Dan Inn, a Feira da Alta Mogiana de Cafeicultura de Qualidade, promovida pela Prefeitura de Franca.

Os congressistas e o público local tiveram a oportunidade de conhecer os cafés produzidos por fazendas da cidade, cafeterias, visitar exposição de maquinários, bem como conhecer diversos produtos regionais.

DIA DE CAMPO

No último dia de evento (26 de outubro) foi realizado um Dia de Campo com demonstração de resultados de pesquisas na Fazenda Experimental de Franca-SP.

Estiveram presentes cerca de 200 interessados para participação das seguintes estações de campo:

- Demonstração de variedades e espeçamentos

- Sistema de manejo do mato

- Podas de esqueletamento

- Demonstrações tecnológicas das empresas: Basf, Heringer, Sipcam Nichino, Tritucap, Ubyfol.

A COCAPEC mais uma vez esteve presente com o Senhor Café, unindo os participantes com um delicioso cafezinho!

O encerramento se deu com uma tradicional feijoada.

AGRADECIMENTOS

Nossos agradecimentos pela presença de mais de 800 congressistas no evento e a todos que enviaram os trabalhos.

Às empresas parceiras/expositoras/apoiadoras.

À COCAPEC pelo apoio institucional.

À Prefeitura Municipal de Franca pela parceria.

À Embrapa Café e Consorcio Pesquisa Café pela confecção dos anais e apoio ao evento.

À Comissão Organizadora, instituições envolvidas e toda a equipe de colaboradores da Fundação Procafé.

Ao Eng. Agr. Marcelo Jordão da Silva Filho e equipe da Fazenda Experimental de Franca.

Aos professores que se disponibilizaram a realizar os seminários.

Às autoridades e lideranças pela presença.

Ao Hotel Dan Inn e prestadores de serviços os quais pudemos contar para esta realização.

A imprensa, especialmente ao Carlos da Revista Attalea Agronegócio e ao Murilo da Comunicação da COCAPEC.

A todos que colaboram para o sucesso de mais esta edição do congresso, nosso MUITO OBRIGADO.

Clique aqui e veja tudo sobre os congressos anteriores