Congresso

Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras

Com o tema “Mais tecnologias cafeeiras, nas cores brasileiras”, o 45º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras será realizado no Centro de Convenções do Hotel Monreale, em Poços de Caldas-MG, de 29 out a 1 nov/19.

O evento tem por objetivo reunir equipes para discutir e transferir novidades tecnológicas, para o setor cafeeiro, por meio da apresentação de resultados de pesquisa e inovações da cafeicultura.

A região cafeeira do Sul de Minas e as áreas vizinhas, no Triangulo Mineiro e Mogiana em São Paulo, constituem o mais importante polo cafeeiro do país, destacando-se pelo bom nível tecnológico nas lavouras e pela excelente qualidade dos cafés ali produzidos. A realização do Congresso nessa região faz, portanto, jus aos bons valores dessa cafeicultura.

Na programação do evento está prevista a apresentação de trabalhos de pesquisa,  a serem recebidos dos Técnicos das diversas Instituições, os quais deverão ser elaborados na forma resumida, de acordo com as regras constantes do deste site e remetidos por e-mail para trabalhos@fundacaoprocafe.com.br. até 17 de setembro/2019 – 18 horas.

Os trabalhos serão publicados no livro dos Anais do 45º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras e também em CD.  Além disso, cerca de 100 trabalhos de pesquisa serão selecionados para apresentação oral.

Na abertura do evento será promovido um debate sobre a conjuntura cafeeira, será feito olançamento de duas novas cultivares de café e, ainda, serão conferidas homenagens do mérito cafeeiro a personalidades da cafeicultura e ao colaborador da pesquisa cafeeira. A programação inclui, ainda, a realização de 3 seminários e debates. No último dia de evento será realizado um Dia de Campo, com demonstração de resultados na Fazenda Sertãozinho.

Nesta edição histórica, com 45 anos completados, será organizada, ainda, uma exposição sobre o evento, com os resultados obtidos e com homenagens à Equipe participante.

O Congresso conta com a promoção da Fundação Procafé, do Consórcio Pesquisa Café coordenado pela Embrapa Café, da Secretaria de Estado de Agricultura,  de Minas Gerais, da Universidade de Uberaba – Uniube e da Universidade Federal de Lavras – UFLA  . Além dessas instituições promotoras citadas, o evento contará com o apoio do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil -CeCafé, Associação Brasileira da Indústria do Café - ABIC, Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel - ABICS, Conselho Nacional do Café – CNC,  e também de outras instituições de pesquisa, ensino e extensão que atuam na cafeicultura, além de cooperativas, associações de produtores e empresas que desenvolvem equipamentos e insumos para a lavoura cafeeira. Nessa edição o Congresso contará com apoio especial da “Fazenda Sertãozinho" e da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas.

COMISSÃO ORGANIZADORA

A comissão organizadora do Congresso foi composta com representantes das entidades promotoras, assim –

- Eng Agr J. B. Matiello – Coordenador – Fundação Procafé

- Eng Agr J. Edgard Pinto Paiva – Fundação Procafé

- Eng Agr Carlos H. S. Carvalho – Embrapa-Café

- Eng Agr André Luiz T. Fernandes - UNIUBE

- Eng Agr Rubens J. Guimarães – UFLA

- Eng Agr Jose Renato Dias – Fda Sertãozinho

INSCRIÇÕES:

As inscrições serão recebidas no local do evento, a partir do primeiro dia (29/10/2019). Não serão aceitos cartões crédito/débito.

HOTEL, Local do evento:

Hotel Monreale

Av.  Leonor Furlaneto Delgado, 3033, Jd. Philadelphia, Poços de Caldas-MG - Telefone(35) 2101-7777.

As diárias oferecidas aos congressistas tem um preço promocional, variando conforme o modo de ocupação dos apartamentos. A diária básica será de R$ 435,00 para 2 pessoas no apto, incluídas as refeições, ou seja, pensão completa, saindo cerca de 217,50 por pessoa, nessa condição

O complexo do Hotel Monreale possui boa estrutura para acolher o Congresso e oferece bom atendimento aos congressistas.

TRABALHOS:

Os trabalhos de pesquisa devem ser escritos, na forma resumida, conforme o usual, e remetidos por e-mail para trabalhos@fundacaoprocafe.com.br.

Prazo: O prazo para envio será até 17 de setembro de 2019, até às 18 hs.

Normas para a redação dos trabalhos: O texto deverá ser apresentado em MS-Word com as seguintes formatações:

- Tamanho do papel:     Papel A4

- Margem Superior -  1,3 cm

- Margem Inferior -  1,0 cm

- Margem Esquerda - 3,0cm

- Margem Direita - 1,3 cm

- Medianiz - 0,0 cm

- Cabeçalho - 1,27 cm

- Rodapé - 0,8 cm

- Fonte: Times New Roman

- Tamanhos:

- Título – 11 (todo em maiúsculo e negrito)

- Autores – 9

- Texto - 10

- Espaçamento entre linhas:    Simples

Observações:

- O título do trabalho deve ser todo em letras maiúsculas, negrito e com alinhamento justificado.

- Os nomes dos autores: abreviar as iniciais à exceção do ultimo nome que deve ser grafado com a inicial maiúscula (ex: ASC Silva, JKL Tavares)

- O trabalho deve conter no máximo 1,5 páginas, obedecendo a seguinte sequência:

- Título

- Autor(es),

- Corpo inicial do trabalho contendo a justificativa do trabalho, materiais e métodos sem separação dos títulos.

- Resultados e Conclusões

- As tabelas e figuras deverão estar em preto e branco, inseridas no texto sem ultrapassar as margens da página.

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS:

A apresentação oral dos trabalhos se dará por um tempo máximo de até 10 minutos (já inclusas perguntas).

Para isso o apresentador deverá levar, no início de cada sessão de trabalhos, em pen drive,  sua apresentação em Power Point e entregar para a pessoa responsável,  que ordenará as palestras no computador.

As apresentações devem ser objetivas, com título, autores, breves  justificativas e metodologias e mais ênfase nos resultados e conclusões, podendo incluir tabelas, gráficos e ilustrações.

Não haverá apresentações sob a forma de painéis.

Venha participar e rever os amigos!  Vamos aproveitar bons momentos, pois afinal, um bom cafezinho vai estar animando a todos!

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Comissão organizadora - Fundação Procafé

claudia@fundacaoprocafe.com.br

Tel. 35. 3214-1411