Congresso

Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras

42º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISAS CAFEEIRAS

SERRA NEGRA-SP

Período de realização: 18 a 21 de outubro de 2016.

Local: Hotel Fazenda Vale do Sol, Serra Negra-SP.

Entidades patrocinadoras: Fundação Procafé, Consórcio Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras / Embrapa Café, Secretaria de Agricultura de São Paulo-SP, IAC, UFLA-Universidade Federal de Lavras, UNIUBE-Universidade de Uberaba.

Participação Apoio: Prefeitura Municipal de Serra Negra-SP, Empresas Estaduais e Institutos de Pesquisas, Universidades, CNC,  ABIC, ABICS, CECAFÉ, Sebrae, Empresas de Equipamentos e Insumos, Cooperativas e Associações de Cafeicultores.

Com o objetivo de divulgar os últimos resultados obtidos através de trabalhos de pesquisa e inovações no manejo dos cafezais e preparo do café, o evento realizado nos dias 18, 19, 20 e 21 de outubro foi considerado um sucesso!

“Produzir mais café, com economia, só com boa tecnologia” esse foi o slogan do  42º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras que reuniu 600  participantes, nas categorias de pesquisadores, técnicos, consultores, representantes comerciais, estudantes e profissionais e demais interessados de todo setor cafeeiro.

Programação do evento:

Pela segunda vez, na agradável cidade paulista, a partir das 10 horas da manhã, deu-se início a cerimônia de abertura do 42º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras.

Estiveram presentes, compondo a mesa diretora:

- Dr. Nestor Marchi -  Secretário Municipal de Agricultura de Serra Negra-SP, representando o Exmo. Prefeito Municipal de Serra Negra Sr. Antônio Luigi Italo Franchi.

- Dr. Celso Luiz Vegro – Diretor do Instituto de Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura de São Paulo, neste ato representando o Secretário Estadual da pasta.

- Dr. Francisco Miranda De Figueiredo Filho, do Conselho Diretor,  representante do  Conselho do CNC- Conselho Nacional do Café.

- Dr. Nelson Ferreira Da Silva Carvalhaes – Presidente do CECAFE - Conselho dos Exportadores de Café.

- Dr. Nathan Herszkowicz  - Secretário Executivo da ABIC – Assoc. Brasileira da Industria de Torrefação e moagem do café.

- Dr. Aguinaldo José De Lima – Diretor Executivo da ABICS – Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel.

- Sr. Armando Matielli – Presidente do SINCAL – Sindicato Nacional de Produtores de Café e Leite.

- Professor Rubens José Guimarães – Representando o Reitor da UFLA.

- Dr. Lucas Tadeu Ferreira – Gerente Adjunto de Transferência de Tecnologia, da Embrapa- Café, neste ato também representando o Gerente Geral da Unidade, Dr Gabriel  Bartholo.

- Dr. José Edgard Pinto Paiva, Presidente da Fundação Procafé.

- Dr. Durval Rocha Fernandes, representando a equipe de pesquisadores.

- Sr. Cláudio Morales Garcia – Presidente da Associação dos Cafeicultores de Araguari.

- VÍDEO INSTITUCIONAL E NOVA LOGOMARCA DA FUNDAÇÃO PROCAFÉ: A Fundação Procafé realizou o lançamento de seu novo vídeo institucional. Com um novo logotipo desenvolvido, principalmente, voltado na missão e nos valores de seriedade no ramo de pesquisas, extensão e difusão de tecnologias e do respeito ao meio ambiente, produtores rurais, colaboradores e parceiros.

CLIQUE NA IMAGEM E ASSITA AO VÍDEO

- COLABORADOR DA PESQUISA CAFEEIRA DO ANO DE 2016: O escolhido, pela Fundação Procafé, pelo seu mérito, no ano de 2016, foi a Fazenda Sertãozinho, sediada em Botelhos, Minas Gerais. Foi convidado o Eng Agr Lucas Franco, Gerente de campo da Fazenda, que realiza um trabalho de inovação e difusão de tecnologias, para receber a Homenagem do Presidente da Fundação Procafé, Sr. José Edgard Pinto Paiva.

O trabalho da Fazenda Sertãozinho pode ser verificado através do seguinte vídeo:

CLIQUE NA IMAGEM E ASSITA AO VÍDEO

Por seu eficiente  e continuado apoio,  à melhoria da lavoura cafeeira, outorgou-se à Fazenda Sertãozinho,  o título de  ‘Colaboradora da Pesquisa Cafeeira do ano de 2016”   Fundação Procafé.

- OUTORGA DA MEDALHA DO MÉRITO CAFEEIRO:  A Fundação Procafé conferiu a Medalha de Mérito Cafeeiro aos seguintes agraciados:

- Agostinho Mário Boggio

- Antônio Fernando Guerra – recebida por Dr. Lucas Tadeu Ferreira

- Antônio Gabriel Menezes Ferraz

- Antônio Joaquim de Souza Neto

- Dep. Evair Vieira de Melo – recebida pelo Eng. Agr. Cesar Kroling

- Eduardo Mosca

- Fernando Romeiro de Cerqueira

- Francisco Miranda de Figueiredo Filho

- Joel Irineu Fahl

- José Maurício da Mata

- José Rodrigues Freire

- Laércio Zambolim - – recebida pelo Eng. Agr. Thales Carrara

- Maurício Alves Moreira

- Nathan Herszkowicz

- Nelson Ferreira da Silva Carvalhaes

- Paulo Otuki

- Reginaldo Oliveira Silva

- Silas José Barbosa

- Wolney José Costa de Almeida

- LANÇAMENTO DE NOVAS VARIEDADES DE CAFÉ: Através de um vídeo projetado, foi possível verificar que as novas variedades lançadas, ACAUÃMA e ROUXINOL se destacam pelas boas características, de produtividade e resistência.

Por esse trabalho de melhoramento, que sabemos ser longo, foram citados os principais técnicos envolvidos no desenvolvimento destes dois importantes materiais genético: José Braz Matiello, Saulo Roque de Almeida, Roque Antonio Ferreira, Mauricio Bento da Silva, Carlos Henrique Siqueira de Carvalho, Iran Bueno Ferreira, Cesar Kroling e Reginaldo Silva.

CLIQUE NA IMAGEM E ASSITA AO VÍDEO

- LANÇAMENTO DO LIVRO CULTURA DO CAFÉ NO BRASIL – MANUAL DE RECOMENDAÇÕES: Foi realizado o lançamento do Livro – Cultura do Café no Brasil – Manual de Recomendações, em sua edição de 2015-16, atualizada e ampliada. Trata-se de conteúdo técnico importante e que tem sido a base, para as equipes de Assistência Técnica e consultorias, na indicação das novas tecnologias aplicadas à cultura cafeeira. Esta edição contem 590  páginas e centenas de ilustrações.

Aos autores desse livro – Jose Braz Matiello, Roberto Santinato, Saulo Almeida e Antonio Wander Garcia, nossas homenagens.

- Debate sobre a conjuntura cafeeira atual: Neste momento, as autoridades presentes aproveitaram para debater sobre a conjuntura cafeeira no País. Para isso, Dr Francisco Miranda de Figueiredo Filho, Conselheiro do Conselho Nacional do Café - CNC, coordenou os pronunciamentos e debates.

Foram realizadas 2 apresentações: Dr  José Edagard Pinto Paiva apresentou sobre a situação da produção cafeeira e Dr Nelson Carvalhaes, do CECAFÉ,  apresentou as condições do mercado cafeeiro.

CLIQUE NA IMAGEM E VEJA A PALESTRA

O Congresso tem por objetivo reunir, discutir e divulgar as novas tecnologias para apoiar o setor cafeeiro, visando dar base para aumento da produtividade e da renda, e, como o próprio slogan do Congresso, nesse ano, diz: “Produzir mais café, com economia, só com tecnologia”.

Visando trazer e buscar novas tecnologias, com intercambio de idéias e resultados, e sabendo das dificuldades que o setor cafeeiro passou nesses 2 últimos anos, com o clima adverso é que devemos estar buscando soluções, pois nova safra se anuncia, esperando que com perspectivas de bons  preços.

- APRESENTAÇÃO ORAL DE TRABALHOS DE PESQUISA: Encerrada a manhã festiva do evento, foram iniciados as sessões para apresentação dos trabalhos de pesquisa cafeeira. Foram apresentados 111 trabalhos de pesquisa, divididos em 5 sessões de apresentações orais.

- SEMINÁRIOS: Foram apresentados os seguintes seminários:

- Novas variedades de café (18/10)

José Braz Matiello, Antônio Alves Pereira, Luiz Carlos Fazuoli e Gustavo Sera

- Controle de nematóides em cafezais (19/10)

Jaime Maia dos Santos - Biologia e danos dos nematóides

Roberto Santinato - Controle com produtos nematicidas

Gustavo Sera - Controle com variedades resistentes

- Secagem de café: bases e novas tecnologias (20/10) - Clique no Link e veja a apresentação

Adilio Flauzino de Lacerda Filho

- PUBLICAÇÃO: Com o apoio Da Embrapa Café/ Consórcio Pesquisa Café, foi editado o livro dos Anais, distribuído aos participantes do Congresso, contendo mais de 400 trabalhos, o qual servirá para consulta e para a literatura junto às bibliotecas. A versão eletrônica também foi distribuída a todos os particicpantes.

- Stands e apoiadores: O Congresso contou com a exposição de diversas empresas:

Adama, Arysta, Basf, Biosoja, Café Brasil, COCAPEC, Dow Agrociences, Dupont, Fundação Oliveiras do Brasil, Gecal, Heringer, Ihara, Jacto, Kapeh, LNF Latino Americana, Microquimica, Multitécnica, Nufarm, Oxiquimica, Produquimica, Satis, Sipcam, Stoller, Syngenta, Terra do Cultivo, TKI, Yoorim, Wiser.

- DIA DE CAMPO:

Local: Fazenda  Mantiqueira – Propr- Elza Dib e filhos

Orientador:  Eng Agr Durval Fernandes

Gerente: Eng Agr Fábio Nucci

Estações de campo apresentadas:

- Variedades

- Sistemas de plantio

- Podas

- Portfólio Nufarm

Com ótima recepção e organização pela equipe da Fazenda, o Dia de Campo primou pela qualidade nas informações tecnológicas apresentadas, sendo encerrado com uma tradicional feijoada oferecida pelos patrocinadores no Hotel Vale do Sol.

Nossos agradecimentos a todos os envolvidos neste dia de campo, proprietários, técnicos e demais colaboradores da fazenda.

Ainda, nossos sinceros agradecimentos a todos os congressistas, Hotel Fazenda Vale do Sol, colaboradores e apoiadores para a realização  de mais um evento de sucesso!

DESTAQUES:

Vídeos:

Informações: Fundação Procafé

rosiana@fundacaoprocafe.com.br

35. 3214-1411

Clique aqui e veja os congressos anteriores