Estações de Avisos – Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

Em convênio com o MAPA – Superintendência Federal de Agricultura em Minas Gerais, foram instaladas novas Estações de Avisos Fitossanitários: em Patrocínio FUNDACCER (Fundação de Desenvolvimento do Café do Cerrado), Araxá CAPAL (Cooperativa Agropecuária de Araxá Ltda.) e Araguari ACA (Associação dos Cafeicultores de Araguari).

A partir do mês de setembro/2010, os dados coletados foram incluídos em Boletins de Avisos Fitossanitários específicos para a região, os quais estão sendo disponibilizados e divulgados a todos interessados no segmento da cafeicultura dessas regiões.

Estação de Avisos – Patrocínio

Estação de Avisos – Araxá

Estação de Avisos – Araguari

Equipe de Trabalho

O trabalho é coordenado pelo Fiscal Federal Agropecuário do MAPA Eng. Agr. Antônio Wander Rafael Garcia, o qual dedica-se ao apoio técnico-científico. O Engenheiro Agrônomo da Fundação Procafé Rodrigo Naves Paiva é responsável pela tabulação dos dados de campo e dos dados provenientes das Estações Meteorológicas e confecção dos boletins. Ainda, o Técnico Agrícola do MAPA Roque Antônio Ferreira, com auxílio do bolsista do CBP&D/café Edson Costa de Figueiredo são responsáveis pela padronização e treinamento do monitoramento das avaliações fitossanitárias, bem como o levantamento de dados de crescimento.

Na cidade de Araxá, o Eng. Agr. Rodrigo Ticle  e o Graduando em Agronomia Tiago de Oliveira Tavares realizam o monitoramento dos dados e fazem o envio das informações para a Fundação Procafé, com a finalidade de constituir os boletins. O mesmo trabalho é feito pelo Eng. Agr. Petrônio Primo Naves Júnior, na cidade de Patrocínio e pelo Téc. Agr. Reginaldo de Oliveira Silva.

Assim, com o apoio do MAPA é possível realizar mensalmente a coleta de informações, transformando-as em gráficos de fácil interpretação, montar o boletim e realizar a sua divulgação.

Através dos boletins de avisos, os técnicos divulgam informações voltadas à racionalização da aplicação de produtos fitossanitários promovendo a prática do manejo integrado de pragas e doenças. Com os dados de balanço hídrico é possível ainda determinar as lâminas de água a serem aplicadas em lavouras irrigadas.

Assim, o boletim de avisos fitossanitários serve como referência para a tomada de decisão na adoção de práticas de controle fitossanitário e irrigação, racionalizando as aplicações de agrotóxicos, contribuindo para uma maior sustentabilidade ambiental nas lavouras de café e, ainda, reduzindo os custos da produção, pois o agrotóxico será aplicado no momento certo e na dosagem adequada.